Por: Marcondes Maciel DRT-AM 871 | Contato: (92) 9925591
Uma noite memorável e marcada por momentos de contato direto com a arte, com a cultura, com a produção literária e biográfica. Assim foi a programação da Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP) que promoveu o encontro de quatros artistas e pesquisadores para o lançamento de dois livros, inauguração do monumento à arte parintinense e homenagem ao cantor e compositor Pedrinho Ribeiro. O evento, que contou com atrações musicais, performance teatral e show folclórico de boi-bumbá, aconteceu na noite de segunda-feira, dia 15 de novembro, na sede da AAPP, na avenida Amazonas.
"Foi um evento que reuniu muitos artistas e a comunidade parintinense. Na nossa avaliação foi um sucesso e só temos a agradecer a todos que contribuíram com os projetos, como nossa equipe de apoio, ao prefeito Bi Garcia e a primeira dama Mayra Dias pelo incentivo a cultura", destacou Rob Barbosa, presidente da AAPP.
Um dos pontos alto da programação foi a apresentação da produção final e lançamento do livro do professor e mestre Pedro Vanuzo Tavares denominado “Trajetórias do processo de criação dos artistas plásticos em Parintins”, lançamento do livro do curador artístico da AAPP, professor-doutor Gerson André Albuquerque denominado “Ensaio a interferências ao comércio na formação política das lideranças Sateré Mawé”.
A noite foi marcada também pela entrega do monumento em homenagem à Arte Parintinense do artista Rodrigo Barbosa. O monumento foi erguido na área externa da AAP, na Avenida Amazonas. Outro ponto de destaque foi uma extraordinária homenagem ao cantor e compositor parintinense Pedrinho Ribeiro, um trabalho do acadêmico Moisés Jacaúna. Todos esses projetos foram executados por meio do programa de incentivo à cultura da Lei Aldir Blanc, com o apoio da Prefeitura de Parintins, na pessoa do prefeito Bi Garcia e da primeira dama Mayra Dias.
O evento contou com a participação de convidados, entre os quais a secretária da Semctur Karla Viana, de artistas renomados e que foram homenageados no livro “Trajetórias do processo de criação dos artistas plásticos em Parintins”, como Evanil Maciel, Rob Barbosa e Josinaldo Matos, além de Vandir Santos.
O público que compareceu no evento se deleitou com a performance cênica com a Companhia de Teatro Parintintin, show folclórico com o Boi Estrelinha e apresentação musical da Bandalheira Show.