Texto: Marcondes Maciel DRT-AM 871 - Fotos: Paulo Sicsu DRT-AM 0120 |
Embalados com as toadas antológicas que marcaram os festivais folclóricos de Parintins, interpretadas pelo levantador David Assayag e ao ritmo cadenciado da Batucada, os brincantes tradicionais, chamados de Velha Guardo do Garantido, participaram na manhã desta quinta-feira, 23 de dezembro, de uma confraternização no curral Lindolfo Monteverde.
O encontro com os veteranos e veteranas fez parte do Projeto “Luzes Rubras, um Natal Garantido”. Veja abaixo a galeria de fotos do evento:
Como parte da programação dedicada a quem contribuiu com a brincadeira de boi-bumbá na Baixa de São José foi servido um café regional, além de distribuição de brindes e cestas básicas de alimentos.
Os veteranos e veteranas do Garantido aproveitaram para rever e matar a saúde de velhos parceiros de épocas marcantes do bumbá criado pelo mestre Lindolfo Monteverde. A cada execução de toada inesquecíveis o público encarnado executava o bailado corrido, do dois pra e dois pra, como foi o caso da matriarca dos Monteverde, a filha de Lindolfo, Maria do Carmo Monteverde.
“As nossas festas, aqui no Garantido, são assim porque é a nossa cultura e não tem pra ninguém. E nós estamos felizes com o Garantido e nós vamos brincar até quando Deus quiser”, ressaltou dona Maria.
Uma das brincantes tradicionais, Graça Faria, filha da saudosa madrinha do bumbá Maria Ângela Faria e irmão do Garotinho de Ouro Paulinho Faria, também já falecido, destacou o momento de confraternização como motivo de para se emocionar com a energia do boi Garantido.
“De novo é uma grande emoção está aqui nesse café da amanhã que foi muito lindo. Estou me sentindo muito feliz em está aqui mais uma vez no meu boi, e eu só desejo as pessoas que prestigiaram tudo de bom, muita felicidade e ficamos na torcida que tenha o festival logo e a gente possa desfrutar dessa maravilha que é o nosso boi”, destacou Graça Faria.
De acordo com o presidente Antônia Andrade Barbosa, os encontros dos membros da Velha Guarda do Boi da Baixa da Xanda, é um resgate de parte da história do bumbá e a valorização dos ex-brincantes do Boi do Povão.
“É gratificante ver que eles (os brincantes da Velha Guarda) estão sentindo que esse Boi é deles. E é por causa deles que estamos aqui. Então, o Garantido realmente tem que se curvar diante da sua Velha Guarda e trazê-los para dentro do Boi porque é aqui que eles se sentem felizes. É impagável ver o sorriso de cada um. Mas, é isso, essa beleza que a gente vê no povo que é Garantido e que sempre quer está aqui no nosso curral, e a gente vai trazê-los sempre”, destacou o presidente.