Idam desenvolve programa de incentivo à produção de café e retoma a distribuição de sementes e mudas em Parintins

Texto e foto: Marcondes Maciel DRT-AM 871


O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), unidade de Parintins, cumprindo a determinação do diretor-presidente Valdenor Cardoso (Bolacha) e do Governador Wilson Lima, vai executar o planejamento para a entrega de mudas de laranja, abacaxi e principalmente de cacau para os produtores rurais da região. 

Uma das ações nesse início do ano será voltada para retomada da produção de café no Baixo Amazonas, a exemplo do município de Rio Preto da Erva. Como uma das primeiras ações o Idam articula o apoio ao produtor rural e ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). 

“Temos um planejamento para até março distribuição maciça de sementes e de mudas, uma iniciativa inovadora na região, em nossa gestão. A determinação do nosso presidente Valdenor Cardoso e do governador Wilson Lima é que Parintins receba esses incentivos com o objetivo de prestar assistência a quem queira produzir essas culturas no município”, disse o gerente local do Idam, Rickson Valente. 

De acordo com Rickson Valente as equipes técnicas do Idam continuam dando assistência ao produtor rural. 

“Estamos também implementando as ações do Preme para a compra de produtos agrícolas para merenda escolar e estamos em pleno vapor. Temos ainda as ações de mecanização, onde já começamos uma frente de trabalho na região do Caburi para mecanizar área de produção naquela região. Continuamos com nossas ações em Vila Amazônia, também de mecanização. São duas frentes de trabalho, que é uma determinação do nosso presidente Valdenor Cardoso (Bolacha) e do governador Wilson Lima, que fazem questão que esse trabalho seja levado para os produtores”, enfatizou o gerente local. 

Segundo Rickson Valente, o quadro técnico do Idam em Parintins está presente nas comunidades rurais do Baixo Amazonas. 

“Visitamos na semana passada a região da Gleba de Vila Amazônia, abrangendo as comunidades Independência e Murituba. Nessas regiões constatamos a necessidade de várias ações que ainda estão pendentes para este início de ano”, afirmou Rickson.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS