"NÃO ESTOU AQUI PRA CULPAR A OU B. ESTOU AQUI PRA TENTAR AJUDAR E ACHAR SOLUÇÕES". Com essa frase em caixa-alta o vereador Babá Tupinambá (PDT) expôs a falta de médicos e demora no atendimento no Hospital Jofre Cohen, administrado pela Prefeitura de Parintins.
O relato foi publicado na manhã desta quarta-feira, dia 19 de janeiro, na página do parlamentar no Facebook como forma de encontrar a solução para o problema de falta fe profissionais de saúde devido a infecção pela Covid-19.
Cofira abaixo a publicação do vereador:
"Na qualidade de cidadão, de legislador e de paciente do sistema de saúde pública municipal, tenho o dever de defender a população parintinense e os profissionais de saúde.
Como publiquei em minhas redes sociais, na terça-feira (18/01), devido eu ter positivado com Covid-19, ontem a noite passei um pouco mal com cansaço, muita tosse, dor de cabeça e fui ao Hospital Jofre Cohen. Chegando lá, pude me deparar com o hospital lotado, com vários casos de gripe comum e do novo coronavirus. Fui testemunha de várias reclamações, de todos os lados, sejam de pacientes como de profissionais da saúde.
Diante da sobrecarga nas procuras de atendimento hospitalar da população, como pude constatar, inevitavelmente também havia demora no atendimento.
Mesmo sendo um dos pacientes à espera de atendimento depois que diz minha ficha passei 1h:10min pra ser atendido, fiz alguns exames e esperei mais 1h:30min para sair o resultado, durante a espera procurei conversar e ouvir quem ali buscava o serviço de saúde e muitas pessoas falando comigo pedindo que falassem por elas, inclusive alguns profissionais falando que a situação tá difícil, relatando que alguns médicos positivaram pra Covid-19, e por isso, a falta de médicos nos atendimentos.
Outra coisa que chamou atenção foi o aparelho de tomografia que está em Parintins desde a inauguração das UTIs e até agora não está funcionando. Tive conhecimento que o Governo do Estado é quem está pagando os exames em uma clínica particular do município.
Essa situação não pode continuar assim!
Estive lá e constatei a demora nos atendimentos devido a falta de médico. E não é culpa dos profissionais e sim da quantidade de profissionais que é insuficiente para a grande demanda no hospital. E eu aqui quero parabenizar o atendimento dos profissionais.
Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi o grande número de pessoas afirmando que testaram positivo para a Covid-19, e no entanto, esses dados não aperecem no Boletim Epidemiológico do Município.
Como representante do povo parintinense vou buscar todos os esclarecimentos."
Atenciosamente,
Babá Tupinambá
Vereador - PDT