Câmara de Parintins celebra os 40 anos da Escola de Áudio Comunicação Padre Paulo Manna

 


A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, dia 20 de abril, uma Sessão Especial em homenagem aos 40 anos de fundação da Escola de Áudio Comunicação Padre Paulo Manna na cidade de Parintins. De autoria do Vereador Alex Garcia (PSD), a solenidade aconteceu no Plenário Raimundo Almada e contou com a participação das Vereadoras Brena Dianná (UB) e Márcia Baranda (MDB); do Vereador Massilon Cursino (Republicanos); representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional da SEDUC; Docentes, Servidores e Alunos da instituição; e representantes do setor educacional. 

No dia 17 de abril de 1982, a Escola Especial de Áudio Comunicação Pe. Paulo Manna iniciou suas atividades como a Primeira Escola de Educação Especial com o nome de Santa Izabel, à época. No contexto histórico educacional, esta Escola tem fundamental importância, visto que foi pioneira ao abrir as portas para este público, atendendo crianças, jovens e adultos surdos. 

Durante a Sessão, uma Moção de Aplausos e Parabenizações à Escola de Áudio Comunicação foi entregue para evidenciar os 40 anos de relevantes serviços prestados à Educação Especial de Parintins. 

O Vereador Alex Garcia, autor da propositura, enfatizou que os desafios da Escola são diversos, mas a Escola Paulo Manna vem sendo referência na educação especial e inclusiva de Parintins, e destaca-se por ser uma Escola de valor, de amor e de equidade. “A sociedade ainda julga os sujeitos surdos como incapazes, quando o correto seria nós como sociedade respeitar a língua e a identidade do surdo, nos preparando para o processo inclusivo para que ocorra a interação social”, ressaltou Alex. 

Ana Beatriz Cunha, aluna da Escola de Áudio Comunicação, destacou ter muito orgulho de ser estudante deste educandário. “Parabéns minha Escola, pelos seus 40 anos de muito amor e educação de qualidade”, frisou Ana. 

A Professora Cátia Pontes agradeceu a Câmara e ao Vereador Alex Garcia pela homenagem à instituição na qual leciona. “Tenho orgulho de fazer parte da história dessa Escola maravilhosa, a Escola querida que me ensinou valores para que eu pudesse ser o que sou hoje. Obrigada, Escola querida, pela dedicação e educação de qualidade”, disse Cátia.  

Emocionada, a Gestora Simone de Deus Melo exaltou a Escola que atua diariamente com imensidão de amor e excelência na educação de Parintins. “Este é um momento especial e de muita alegria, pois a nossa Escola não é somente uma Escola, ela é uma vida, ela pulsa, ela respira, ela tem um coração que bate reunido de pessoas”, frisou Simone ao agradecer à Diocese, aos parceiros do município e do estado, aos funcionários, equipe pedagógica, alunos, famílias e a todos que de mãos dadas trilham o caminho da educação neste educandário. 

Para Silvia Coimbra Brasil, subsecretária municipal de educação, falar em educação é falar de amor e falar de educação especial e inclusiva é falar mais ainda de amor. Silvia destacou os relevantes serviços prestados por esta Escola no município. “A palavra de hoje é de gratidão, amor e respeito, é falar o quanto esta Escola é importante para nós”, concluiu.

A instituição oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental, de 1º ao 5º ano, merenda escolar, artesanato, informática, educação física (natação e outras modalidades esportivas), e também o estudo de Libras, a língua materna dos surdos, para os alunos e também suas famílias para que facilite o trabalho escola/família. 

Texto: Cayo Dias e Mayara Carneiro - Assessoria CMP / Fotos: Simone Brandão

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

JÔ MÓVEIS PARINTINS



PORTAL PANORAMA PARINTINS