Policlínica Padre Vitório recebe equipamento moderno para detecção de carga viral de pacientes com HIV e Hepatites

Texto: Marcondes Maciel DRT-AM 871 - Foto: Divulgação PMP


A Policlínica Municipal Padre Vitório recebeu essa semana um equipamento moderno para detecção de carga viral rápida de HIV e hepatites B e C. 
                                                               
De acordo como a gerente da Policlínica Padre Vitório, Silvia Oliveira, o moderno instrumento laboratorial foi repassado pelo Ministério de Saúde (MS) e será mais uma ferramenta para os profissionais da Policlínica. 

“É um avanço muito grande para o município. Desde 2006 era preciso enviar as amostras para Manaus. Hoje, nós temos a oportunidade de favorecer muito a vida dessas pessoas que fazem tratamento para HIV e Hepatites B e C. Então, esse aparelho tem finalidade de avaliar a adesão ao tratamento, verificar o efeito do medicamento, dos antirretrovirais no organismo. Caso necessário também será parâmetro para encaminhar o paciente ao hospital de referência que é o Hospital Tropical, em Manaus”, ressaltou Silvia. 

Segundo Sílvia Oliveira, a máquina de alta tecnologia detecta em até uma hora e meia a quantidade de vírus que há no organismo do paciente, além de otimizando tempo no atendimento.

“Às vezes, nossos pacientes esperavam até dois meses para realizar a coleta e enviar para Manaus. Demorava entre 15 a 20 dias para chegar esses resultados. Hoje os exames serão diários e o tempo da análise dura 90 minutos”, explicou. 

A gerente da Policlínica comemora a aquisição do equipamento que vai beneficiar, além de pacientes de Parintins, as unidades de saúde de cidades vizinhas, segundo Sílvia Oliveira. 

“Essa foi mais uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) junto ao Ministério da Saúde. Um empenho do prefeito Bi Garcia, do secretário Clerton Rodrigues, do Governo do Estado através da SES, Coordenação Estadual de IST e Hepatites Virais, Vigilância em Saúde, além da Gerência Municipal de IST e Hepatites Virais.
 
da Coordenação Estadual e da Gerência Municipal. Esse projeto do Ministério da Saúde é desde 2019 para os municípios e esse ano Parintins foi contemplado, até pelo número de casos que tem o município”, pontuou a diretora. 
 
Silvia ressalta que é uma grande  vitória para o município de Parintins e circunvizinhos ( Barreirinha, Nhamundá, Boa Vista do Ramos, Urucará e os vizinhos do Estado do Pará).

Os profissionais que trabalham na Policlínica Municipal Padre Vitório receberam treinamento durante esta semana para manusear o equipamento. As instruções foram repassadas pela Doutora Alessandra Aguilera, Biomédica Assessoria Científica.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS