O porto de Parintins foi reaberto nesta terça-feira (17) para embarque e desembarque de passageiros e cargas. O Terminal Hidroviário estava interditado desde 22 de junho de 2022 devido a problemas em sua estrutura. O porto do município é de responsabilidade do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
As balsas do porto que servem para embarque e desembarque de passageiros e para atração de embarcações foram levadas para Manaus em julho do ano passado para manutenção e retornaram para Parintins na primeira semana de janeiro desse ano. Desde então iniciou-se o trabalho de instalação para reabertura do porto.
Enquanto o porto de Parintins estava fechado, os parintinenses e visitantes utilizaram portos particulares e locais improvisados para embarcarem e desembarcarem na cidade.
Bertoldo Pontes, um dos responsáveis pelo Navio Príncipe do Amazonas, comemora a reabertura do porto do município. “O porto de Parintins é a principal entrada e saída de nossa cidade e com a liberação para passageiros e cargas do porto melhora tudo para nós”, falou.
Conhecida mundialmente pelo festival dos bois Caprichoso e Garantido, Parintins se tornou parada obrigatória de transatlânticos há mais de 10 anos. No período de novembro de 2022 a maio de 2023 terá 17 navios e cerca de 15 mil turistas.
A falta de funcionamento do porto traz uma série de prejuízos para o município. O porto de Parintins vem sofrendo constantes interdições devido a sua estrutura o que fez o governador Wilson Lima, o prefeito Bi Garcia, vereadores e deputados pressionarem o órgão responsável pelo Terminal Hidroviário do município em busca de soluções para o problema que se arrasta por anos.
Texto: Reprodução do Site Radar News