![]() |
Defensora pública de Parintins, Emilly Santos |
Por: Marcondes Maciel DRT-J-AM 871
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Polo “Zeca Pontes” do Baixo Amazonas, vai realizar, no próximo dia 30 de março, o mutirão “Eu Tenho Pai”, a partir das 8h, na sede local da instituição, localizada na avenida Paraíba. A proposta é promover a efetivação de um direito fundamental: o reconhecimento da paternidade biológica ou socioafetiva por meio de teste de DNA gratuito.
A iniciativa vai atender, além de Parintins os municípios de Nhamundá e Barreirinha. Antes o projeto só tinha sido realizado em Manaus e agora será a vez dos municípios dos polos do interior do Amazonas atendidos pela DPE. O serviço será gratuito.
De acordo com a defensora pública de Parintins, Emilly Santos, a ação vai contar com a parceria de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que farão a testagem. A medida visa dar mais celeridade em situações em que as partes não possuem condições financeiras de pagar o DNA.
“Esse público alvo que buscamos atingir são mães, pais e filhos que ainda não têm o nome do pai no registro, e que de forma voluntária, querem realizar o teste para confirma se realmente o filho é do pai. Caso haja essa voluntariedade de todas as partes, nós vamos realizar o teste de forma gratuita”, disse a defensora.
Segundo Emilly, para encontrar com mais facilidade o público alvo da ação, a equipe da DPE iniciou uma busca ativa, através de ofícios encaminhados para algumas instituições para buscar pessoas que estejam nessa condição, que querem colocar o nome do pai no registro.
“As pessoas interessadas podem buscar a Defensoria Pública de Parintins e pode vir diretamente na sede realizar o agendamento. Mas quem estiver em Nhamundá e Barreirinha e tiver o interesse de vir no dia 30 no mutirão, pode falar conosco pelo WhatsApp (92) 98559-1599 e fazer o agendamento”, pontuou a defensora Emilly.
Tags:
DPE Parintins