Setor Primário: Vereador Telo Pinto relata agenda em Manaus


O vereador Telo Pinto (PSDB) foi a Manaus, semana passada, para reunir com lideranças políticas e Secretarias do Governo do Estado a fim de tratar assuntos de interesse da municipalidade. Na sessão ordinária desta terça-feira, 14 de março, o parlamentar expôs as reuniões na área do Setor Primário, da qual é militante.

Na Secretaria de Estado da Produção Rural (SEPROR), participou de reunião com órgãos vinculados à Pasta – Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Como vereador e presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP) levantou várias vertentes agropecuárias. 

Na ocasião, inclusive, cogitou-se a realização de um Fórum. Telo mencionou que já existe diálogo entre instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Parintins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fim de estabelecer quais são as culturas agrícolas que Parintins produz para poder potencializá-las.

Outros pontos que pautou no encontro referem-se ao licenciamento ambiental e titulação definitiva de terrenos. Ele apontou como verdadeiros obstáculos, principalmente para aquisição de financiamentos. Disse que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) liberou uma série na Gleba de Vila Amazônia e que o mesmo deveria ser feito na área do Estado – nas regiões de Caburi, Mocambo e Tracajá. 

Mais uma vez, declarou que Parintins ainda não produz nem para o consumo interno e defendeu o aproveitamento de mão de obra local. Usou alguns exemplos, entre eles, a questão do Matadouro em que mais de 75% dos animais abatidos vem de fora, do Estado do Pará, traçando comparativo entre os animais e ressaltando a necessidade de melhoramento Genético. “Basta apenas vontade política para estabelecer um Centro de Reprodução Animal para bovinos e bubalinos em Parintins”, argumentou.

Na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), relatou conversa com a diretora-presidente, Michelle Macedo Bessa. Na reunião, solicitou investimentos na agricultura familiar.

Por fim, anunciou visita do governador Wilson Lima (UB) a Parintins, na próxima sexta-feira e no sábado. O vereador declarou que vai reforçar o pleito para instalação da Unidade Avançada da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) bem como do Centro de Nefrologia, protocolados em Indicação na sessão de ontem.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS