A Bíblia relata histórias de vários homens de fé, lendo essas passagens pude perceber que convivi a minha vida toda com um homem que vivia segundo o coração de Deus, de uma BONDADE e HUMILDADE gigantesca.
Sempre assumiu seus ministérios com excelência e soberania. Digo no plural porque o Primeiro Ministério, e o mais importante de todos, era exercido com um AMOR que não é capaz de ser medido e explicado, e que apenas posso sentir.
Falar de PAPAI Sinval é fácil demais. Foi um homem que tinha um caminhão de qualidades, exercia seu primeiro ministério: a família sempre com Sabedoria. As vezes como toda família, tínhamos problemas gigantescos e o papai corria primeiro pro banheiro (rs) e quando saía, já vinha com a solução, deixando todos no bolso nas palavras diretas com tamanha sensatez e AMOR.
Papai Sinval, como filho, sempre foi o mais procurado, ele era o filho base - posso dizer assim. Amou e honrou os Pais até o seu último dia de vida, e após isso, cuidou de TODA sua família sem medir esforços. Se tínhamos uma cambada de peixe em casa, já sabíamos que metade ele levaria para casa da vovó para minhas tias e tios. E foi assim o tempo todo.
Cresci vendo esse CUIDADO do papai para com todos. Um homem ALEGRE e muito PACIENTE. Tão paciente ao ponto de, eu, muitas vezes não entender e ficar me perguntando se esse homem tinha defeitos, mas ele tinha (rs); o homem era bravo viu?! Mas até na brabeza ele NUNCA passou dos limites. Que exemplo!
No seu segundo Ministério: como Pastor Antônio Sinval, ele exalava FIDELIDADE que a Igreja Batista Monte das Oliveiras significava na vida dele. Era? Haha FOI A VIDA DELE até os seus últimos suspiros.
Sempre pontual, lindão com seus looks de Quinta e Domingo. O seu dia de Domingo começava cedo mais precisamente as 05h da manhã quando pegava sua moto e ia para Rádio Clube onde dedicou 30 e poucos anos da sua vida, levando palavras de esperança para todos, sempre muito bem recebido e muito amado por todos ali. Afinal, quem não conhece o “Seu Sinval ou Pastor Sinval da rádio?”
Logo mais ele já se organizava para ir pro Paulo Corrêa, chegava 1hora antes para orar, ajeitar os bancos ligar ventilador e limpar o que tinha que ser limpo sempre com muito cuidado e com uma DELICADEZA sem igual, foram 23 anos assim… Essa rotina nunca mudou. Era uma sequência, como uma canção. Uma linda canção…
Dono que de uma ALEGRIA contagiante e uma DOMÍNIO PRÓPRIO invejável.
Ai...
Muitos tiveram um Pastor, eu fui privilegiada em poder ser Criada pelo Senhor, de participar de viagens missionárias ao seu lado. Sim, meu Pai conhecia os ATALHOS (rs) o Missionário de 15 em 15 dias (as quartas ele viajava para interior) conhecia esse Amazonas como ninguém, carinhosamente chamado por mim de: "Pai do Rio Amazonas" porque ele falava que conhecia tudo… que saudade!
Continuo me sentindo privilegiada por ter sido batizada com o senhor ao meu lado, me formado no colégio, por ter ficado lado a lado do Senhor nesses últimos anos no Ministério IBMO, por ter realizado meu Casamento e por ter tido o Prazer de lhe dá dois Bisnetos, opaaaaa, quem tem neto é velho né? Haha SEUS FILHOS. Pai zeloso com TODOS.
Como que pode um homem transmitir tamanha PAZ? Esse era o Meu Pai Sinval.
Durante a semana as corridas na estrada de Parintins eram de rotina. lá vem ele, o homem descalço com sua bicicleta vermelha do lado…
Um homem Amoroso, Alegre, Paciente, delicado, bondoso, Fiel, Humilde e com Domínio Próprio. Perceberam? Ele pregava e vivia os Frutos do Espírito.
Reafirmo: Ele nos ensinou a amar esse Jesus que ele tanto ama.
Papai viveu para Cristo, e o que me conforta é saber que logo, logo vamos nos encontrar, essa certeza ninguém me tira. Mas enquanto isso, fico gritando essa saudade e dor absurda da falta que o Senhor me faz, eu sei que muitas coisas vou ter que adaptar para tentar seguir em frente, outras coisas, eu não consigo nem me imaginar ainda sem o senhor por perto. Mas lhe garanto que o senhor teve a MINHA PALAVRA em vida e irei até o fim ou até onde Deus permitir.
Nós tínhamos um plano, e Deus veio com a Boa, Perfeita e Agradável vontade dele e eu só tenho que Agradecer, mesmo não fazendo sentido algum pra mim nesse momento…
Pai, aqui me despeço em Palavras, tentei escrever só um pouco, mas bem pouco mesmo, porque o senhor fez tanta coisa que só cabe em um livro. E irei fazer isso. Pai…
“O homem do radinho vem aí, Sinval vem ai 🎶”
Bença, pai? Eu te amo!
De sua filha, neta e discípula Camila Freitas.
Tags:
Homenagem póstuma