O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro, levando a bordo profissionais de saúde do Projeto Oftalmologia Humanitária, além de equipe médica da Marinha do Brasil, iniciará sua viagem neste domingo (28), às 12h, saindo do Cais da Estação Naval do Rio Negro.
A ação, promovida pela Sociedade Amigos da Marinha Manaus e Fundação Piedade Cohen, com apoio da Marinha do Brasil e instituições oftalmológicas como Instituto da Visão da Universidade de São Paulo e Lupas Leitor, visa melhorar a qualidade de vida de pessoas com Catarata.
Neste ano, a previsão é realizar 230 cirurgias e distribuir aproximadamente 4.400 pares de óculos de correção visual, em 5 municípios do Estado do Amazonas.
Além disso, o Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro realizará ações de assistência hospitalar gratuita, com atendimentos médicos e odontológicos, de saúde básica, em todos os municípios por onde o projeto passar. São eles: Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinhas, Nhamundá e Parintins.
Em 2023, participam do projeto doze médicos e duas enfermeiras voluntários, além da equipe médica da Marinha do Brasil. A triagem das cirurgias aconteceu no início desta semana, nas cidades de realização dos procedimentos, e contemplou, preferencialmente, pessoas acima de 40 anos, em situação de baixa renda. Serviço Suspender do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”.
Tags:
Saúde