A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas realiza, a partir desta terça-feira (09/05), as reuniões para a formação, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), do Grupo de Apoio Local (GAL), importante etapa para implantação, no município, do Programa de Saneamento Integrado do Interior (Prosai). O GAL é a instância participativa, criada para dar representatividade à população no período de execução do programa, que prevê obras de drenagem e esgoto e de mobilidade urbana, além da construção de unidades habitacionais, parques e equipamentos públicos.
As reuniões acontecerão na Escola Estadual Tomaszinho Meireles, no bairro Palmares, em Parintins. As equipes da UGPE, órgão que integra a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), esperam a participação de cerca de 1.200 famílias das áreas de intervenção, para a definição das 120 lideranças locais, com assento no GAL. Estão agendadas 12 reuniões, até a próxima sexta-feira (12/05).
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, engenheiro civil Marcellus Campêlo, essa é uma etapa fundamental na fase de preparação do Prosai. “O Grupo de Apoio Local é a primeira instância de participação. Sua função é representar a comunidade, acompanhar as etapas do programa, propor soluções de acordo com a realidade, dirimir dúvidas e multiplicar as informações”, afirmou.
No mês de abril foram entregues os convites para que um membro de cada família das áreas de intervenção das obras, participe das reuniões. Os horários de participação foram definidos para local mapeado, abrangendo os bairros Santa Clara, Palmares, Francesa e Santa Rita de Cássia.
A subcoordenadora Social da UGPE, Viviane Dutra, explica que o GAL é uma experiência com resultados positivos no Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que vem sendo executado na capital amazonense. “O GAL representa muito para a população que vai ser beneficiada pelo novo programa, pois essas pessoas aguardam, com grande expectativa, por essa solução para o problema das alagações e de falta de saneamento básico”, ressaltou.
O Prosai prevê investimentos na ordem de U$ 87,5 milhões, sendo U$ 70 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a contrapartida estadual de U$ 17,5 milhões. A expectativa é de início das obras ainda no primeiro semestre de 2024, após a liberação dos recursos pelo BID.
O Prosai Parintins abrange a construção de moradias, como parte também integrante do Programa Amazonas Meu Lar, lançado recentemente pelo governador Wilson Lima. No município, serão erguidas aproximadamente 700 unidades habitacionais.
Tags:
Prosai Parintins