Adelson Albuquerque reuniu torcedores e sócios do Boi Garantido na noite deste sábado (26/8), em uma reunião onde apresentou suas ideias e sugestões práticas pra reerguer o maior campeão do Festival de Parintins. Em pouco mais de duas horas de explanação de propostas e debate com os presentes, dá pra notar a excelente aceitação do torcedor apaixonado do Garantido reforçando a iminência de um segundo mandato de Adelson.
Ideias que conquistaram o casal de professores Angelo Pimentel e Nizia Feitoza, sócios do Garantido. “O Adelson nos passou muita segurança. Nos passou competência. Percebemos que ele tem experiência de gestão. É o que o nosso boi tá precisando, uma pessoa que tem uma visão de gestão norteada, democrática. A gente precisa disso pra que nosso boi seja fortalecido”, afirmou Nívea Feitoza. “Ele tem muita convicção no que tá falando, muita firmeza e segurança. Isso é importante para nós, sócios, porque transmite o que a gente tá precisando. A nossa expetativa é de que ele faça um bom trabalho e traga o Garantido para o lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Lá em cima, com a torcida amando o que tá sendo mostrado, o que tá sendo feito”, afirmou Angelo.
Presença diversa
O evento da noite desse sábado foi marcado pela presença diversa de todos os setores envolvidos com o festival. Gente que, além de ter ido assistir à apresentação das ideias de Adelson, declarou apoio ao administrador que manteve um boi campeão, mesmo na pior crise de falta de apoio por parte do Governo do Estado da era do bumbódromo, que nos anos de 2015 a 2017, durante seu primeiro mandato.
Entre os compositores, Maurício Filho, autor de toadas consagradas, como “Os camisa encarnada”, “Macacos Vermelhos” e “Amor que não tem cura”, estava presente e lembrou que Adelson, em seu primeiro mandato, deu exemplo de sabedoria e poder de convergência. Mesmo não tendo apoiado Adelson naquela eleição, Maurício lembra que foi chamado pelo então presidente eleito para ajudar o boi. O músico citou que Adelson conseguiu unir o boi no ano em que o apoio financeiro oficial praticamente desapareceu.
“Naquela oportunidade, ele foi eleito e, dois dias depois da eleição, ele mandou me chamar e disse que não ía perseguir ninguém. O Adelson teve a capacidade conciliatória de chamar todos os grupos do boi, de chamar os artistas, compositores, funcionários, e mostrar a eles que era importante unir forças para colocar o Garantido na arena e trabalhar para, mais pra frente, resolver todas as situações. E foi isso o que aconteceu”, afirmou Maurício Filho.
Batucada
O batuqueiro Wendell Menezes deu um testemunho para os sócios presentes. Lembrou do tempo em que a Batucada “tocava com instrumentos pesados e velhos”, mas que a situação mudou com a administração de Adelson. “Foi no início da sua gestão que começou um processo de valorização dentro da nossa Batucada”, afirmou Wendell, lembrando que a gestão de Adelson trocou todos os tambores usados pelos batuqueiros na arena durante seu mandato.
Plano de Gestão
Adelson tem falado, a cada encontro, uma sequência de itens, organizados dentro de um plano consolidade de gestão. No evento, abordou temas que incluíram Cidade Garantido, preços praticados no bumbódromo, venda de ingressos, reativação da Universidade do Folclore, realização de auditoria para saber a real situação administrativa e financeira do boi.
Pela avaliação do candidato, a adesão crescente mostra que o sócio está entendendo suas propostas e lembrando do que já foi feito durante seu primeiro mandato. “Pra mim está sendo uma felicidade. Eu estar tendo a oportunidade de colocar meu nome (à disposição) e saber que essas pessoas estão me procurando e engajando nessa campanha. Dentro do conhecimento que as pessoas têm sobre o que nós fizemos de bom, no período de 2015 a 2017, nós vamos fazer muito melhor”, disse Adelson Albuquerque.
Fotos: Robson Sena