O estudo foi realizado em Itacoatiara, com fomento da Fapeam |
Para propor melhorias na qualidade de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em Itacoatiara (distante a 176 quilômetros da capital), analisou a formação de professores e uso de tecnologias educacionais digitais no processo de ensino e aprendizagem.
Com fomento do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), o estudo foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Sob a coordenação da pesquisadora Ethel Silva de Oliveira, o projeto realizado com 39 professores da rede municipal classificou as necessidades formativas em dois grupos: o primeiro o de professores que ainda tinham dificuldades básicas para manusear recursos tecnológicos digitais, pela falta de familiaridade; e o segundo dos que dominavam as ferramentas básicas, mas precisavam aprender a explorar as diferentes plataformas ou aplicativos educacionais específicos para aplicação em suas aulas.
Com base no levantamento, o grupo de pesquisa promoveu uma série de oficinas formativas, com objetivo de ampliar o conhecimento e apresentar novas ferramentas aos professores, que vão auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da EJA, a partir da utilização de diversas plataformas de ensino como o Google Classroom, Visual Class e aplicativos educacionais como o Socrative.
A Cultura Maker e Robótica também estiveram na pauta das oficinas, com o uso de material de baixo custo, utilizando tecnologias não digitais para atender também a realidade das escolas, que nem sempre conseguem utilizar tecnologias digitais.
“Apesar dos desafios, foi identificado o engajamento dos professores na aprendizagem da utilização de plataformas, aplicativos e recursos digitais para melhorar o processo de ensino e aprendizagem”, destacou Ethel Silva.
Seminário
Com a finalidade de divulgar e discutir os resultados alcançados com a pesquisa, foi realizado o ‘I Seminário da EJA de Itacoatiara’, com a participação de várias instituições de ensino, como a UEA, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), representantes da Coordenadoria das Escolas Estaduais e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Itacoatiara.
Durante o evento, os participantes elaboraram a ‘Carta aberta de educadores, pesquisadores e estudantes à sociedade brasileira’ com 23 proposições para melhoria da EJA. Esse documento foi entregue à Semed para ser discutido pelas demais esferas do poder público.
Apoio do Amazonas
O estudo intitulado “Tecnologias educacionais digitais emergentes na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Itacoatiara” recebeu apoio do Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter), Edital n° 003/2020, da Fapeam.
“O apoio da Fapeam foi de fundamental importância para conseguirmos as condições básicas para a realização da pesquisa”, revelou Ethel Silva sobre a ampliação e modernização da infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que garantiu o desenvolvimento dos estudos e das oficinas formativas com os professores.
O Painter visa fomentar a interiorização de atividades de pesquisa aplicada e inovação tecnológica por meio de indução em áreas estratégicas, especialmente a bioeconomia, para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Amazonas, com a finalidade de aplicação de seus resultados na resolutividade/minoração de problemas específicos dos municípios do interior.
FOTOS: Arquivo da coordenadora da pesquisa, Ethel Silva de Oliveira
Tags:
Educação