![]() |
| Manhã diferente para crianças, adolescentes, jovens e adultos marca protagonismo das crianças nos cuidados com a Mãe Terra |
Por Floriano Lins
A fumaceira que predomina o ar da Ilha de Parintins (369 Km de Manaus), não sufocou os apelos de um grupo de crianças, acompanhadas por adolescentes, jovens e adultos reunidas na manhã desta quinta-feira, 12 de outubro, para uma celebração diferente do Dia da Criança. Um “Bate-Papo com a Mãe Terra” embalou os sonhos das pouco mais de vinte presenças na agrofloresta urbana do “Cóio das Utopias”, localizado no Bairro Tonzinho Saunier, periferia da Terra do Folclore.
![]() |
| Crianças vivem Rotas de diálogos com a Mãe Terra. Foto: Emily Souza |
![]() |
| Adultos presentes no encontro foram certificados como Protagonistas de Cuidados com a Mãe Terra. Foto: Floriano Lins |
A partir de músicas, imagens e troca de informações da atual realidade da Mãe Terra, os participantes dialogaram a sensibilização das crianças ao Protagonismo dos cuidados com a Mãe Terra. Além das crianças, todas as presenças assumiram compromissos de defesa e proteção da Casa Comum.
A Música “Cuida da Terra”, de Nilton Duarte, embalou as reflexões que antecederam as caminhadas na Agrofloresta do Cóio das Utopias. Orientados sobre tempo e cuidados, cada participante seguiu uma picada/rota para um bate-papo com os seres do Cóio que lhes chamaram a atenção: folhas, sementes, árvores, terra, água, frutas, cascas e/ou galhos secos, penas de passarinhos, flores... Houve o compartilhamento das experiências através de fragmentos coletados e falas.
O encontro também abriu espaço para o diálogo sobre os engenheiros do solo: insetos que compõe a biodiversidade, sempre ignorados e até perseguidos por conta da falta de informações sobre suas importâncias na preservação da Vida. “A vida deles é igual a nossa!”, refletiram as presenças.
A saudação à Mãe Terra, “Oh, Mãe Terra! Nossa imensa gratidão! Mesmo ferida e machucada, continuas florindo e dando bons frutos”, antecedeu a entrega de certificados aos “Protagonistas de Cuidados com a Mãe Terra” entregues às crianças, pelos adultos, e aos adultos, pelas crianças.
Após o bate papo aconteceu a Broca solidária com alimentos naturais, seguida de banho com ervas medicinais para refrescar o final da manhã do Dia dedicado às Crianças.
Tags:
Dia das Crianças





