Vereador Telo cita etapas finais para início do Prosai Parintins e se mobiliza em favor da zona rural sobre a forte seca


Continuamente, em seus discursos, o vereador Telo Pinto (PSDB) tem tratado sobre o Prosai Parintins. Na sessão desta segunda-feira, 02 de outubro, mais uma vez, abordou o assunto, com a notícia de que o projeto está em fase bem acelerada e finaliza empréstimo junto ao Banco Mundial, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Telo mencionou valores do investimento e chamou atenção dos colegas de Parlamento para que representem o Poder Legislativo em futura reunião entre o Secretário Marcelus Campelo e equipe da UGPE com a Prefeitura. Entre as benfeitorias do projeto, enfatizou a questão de melhorias relacionadas à qualidade da água, conforme informações de documento da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) encaminhado à Prefeitura. 

“O Prosai Parintins vai garantir o abastecimento de água para 100% da população urbana do município. As obras vão contemplar a recuperação/adequação de 47km de rede de distribuição, perfuração de 10 novos poços profundos, habilitação de sete poços existentes, além da construção de quatro centros de reservação e distribuição, ampliando a capacidade de reservação em dez vezes, com investimento estimado em 42 milhões”, leu.

O parlamentar mencionou acontecimentos do fim de semana. Começou por sua presença no lançamento do tema do Boi Bumbá Garantido, a convite do presidente Fred Góes e vice Marialvo Brandão, no Convention Center. Parabenizou-os pela temática, pela formulação da Comissão de Artes, com a participação de pessoas capacitadas, sendo quatro mulheres e ainda por tentar promover a união pelo bem do bumbá e pelo Festival de Parintins.

Na sequência, discorreu sobre a eleição do Conselho Tutelar, cujos cinco conselheiros foram escolhidos. Em especial, parabenizou Ana Miranda e Rogerson Farias por serem reconduzidos ao Colegiado; também congratulou os três novos conselheiros. Teceu críticas quanto ao fato de unificarem colégios eleitorais em urnas únicas, o que ocasionou filas quilométricas e horas de espera. “Isso precisa ser avaliado. O CMDCA, junto com toda equipe, precisa tirar um relatório e melhorar para o próximo pleito”, sugeriu.

Em atenção à demanda da Comunidade Menino Deus, conhecida como Arizona, no Tracajá, por nova estrutura de castelo de água e novo reservatório de água, apresentou Indicação. O documento foi direcionado ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

O edil apresentou ainda várias fotos, da Ilha das Onças e Panauaru, sobre a estiagem. É visível que secou geral e já há dificuldade para acesso do líquido, principalmente para fazer a merenda das crianças na escola. Implorou por alternativas para fazer a captação da água e colocou-se à disposição de Prefeitura e Governo do Estado para ajudar, no que for preciso, a levar o socorro necessário aos irmãos da zona rural.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS