Texto: Marcondes Maciel DRT-AM 871 - Foto: Divulgação AAPP |
Um grupo de artistas filiados a Associação dos Artistas Plásticos de Parintins (AAPP) vai recorrer mais uma vez ao Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Estadual de Economia Criativa (SEC) e da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secut), para assegurar o apoio necessário e maior valorização de um dos principais eventos artísticos local que garante visibilidade para muitos profissionais da arte que é o Concurso de Telas da Identidade Oficial do Festival Folclórico de Parintins.
O evento, que tem a AAPP como realizadora, acontece em Parintins desde 1982, portanto há mais de 40 anos e se tornou uma das maiores referências históricas para a cultura local.
Para sensibilizar o Governo do Estado e a Prefeitura de Parintins a entidade artística vai encaminhar ofício para o Executivo Estadual e Executivo Municipal, conforme foi deliberado pelos artistas em assembleia extraordinária, na sexta-feira, 23 de fevereiro. Na assembleia foi tratado ainda sobre as outras pautas relacionadas aos eventos da AAPP para 2024 no primeiro semestre entre os quais, a ExpoArte, que é um evento realizado no período do festival Folclórico de Parintins.
“Entre os pontos de discussão para o fortalecimento de valorização do artista local, e entre os encaminhamentos, iremos tratar com os Poderes Públicos Municipal e Estadual, que são os realizadores do Festival de Parintins, uma vez que o Concurso de Telas faz parte desse contexto, então, é um patrimônio cultural, um patrimônio artístico que faz parte do calendário de eventos do município e do Estado. Ele não pode passar despercebido. Então, nós precisamos a partir de agora, estabelecer esse diálogo com o Governo do Estado e com a Prefeitura Municipal de Parintins para que a AAPP, através de seus projetos também tenha essa visibilidade e seu divido reconhecimento. Como estamos tratando de um evento que tem uma tradição histórica, com mais de quatro décadas de existência, nós vamos apresentar nossa proposta de forma bem clara e consistente para que tenhamos nos nossos eventos fortalecidos, e assim, valorizados dentro daquilo que representa a classe artística, por meio da AAPP enquanto entidade de classe maior em Parintins”, assegurou o presidente da entidade, o artista visual, produtor cultural e escritor Aldamir Sateré.
Um dos artistas que também reforça a cobrança é o presidente da Associação dos Blocos Carnavalescos de Parintins (Ascap) Neto Menezes.
“Hoje nossa preocupação, em si, é fazer, esse alinhamento entre Governo do Estado e Prefeitura, que são os dois parceiros fortes que sempre contribuem com a arte parintinense. São 40 anos que nós estamos aqui trabalhando em prol do nosso Festival Folclórico e o concurso de telas faz parte dessa história”, ressaltou.
Tags:
Cultura