O Boi Garantido Mirim, projeto social mantido pela Associação Regional Lindolfo Monteverde, com o objetivo de manter a tradição e o legado de brincar de boi-bumbá entre as suas crianças e adolescentes, promoveu na noite deste domingo, 12 de maio, o primeiro ensaio show na Praça de Alimentação do curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).
O Garantido Mirim, fundado em 2007 pelos descendentes de Lindolfo Monteverde, é composto por crianças entre 4 a 16 anos de idade da comunidade Baixa da Xanda, reduto tradicional e berço do Boi Garantido, a maioria bisnetas e tatanetas do criador do Garantido, Lindolfo Monteverde.
Nos ensaios, as crianças integram os grupos dos itens coletivos do bumbá, como Batucada, Vaqueirada, Tribos Indígenas e grupos de cênica e coreografias, além de itens individuais como cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda, porta estandarte, rainha do folclore, pajé, pai francisco e mãe catirina, apresentador, amo do boi, levantador e toada e o tripa com o boi-bumbá evolução.
A apresentação foi marcada pela alegria, empolgação e muita energia do começo ao fim da programação, em uma grande festa para a criançada vermelha e branca. O grupo teve o acompanhamento do grupo Alma Tribal.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Ana Monteverde, as crianças ensaiam no curral tradicional da Baixa do São José, porém, a convite do presidente Fred Góes e do vice Marialvo Brandão, o grupo vai realizar ensaios e apresentações em domingos alternados na Cidade Garantido.
"Nossa intenção é manter o legado do nosso avô Lindolfo Monteverde, de repassar essa tradição para as novas gerações, já que o Garantido surgiu de uma brincadeira de criança. Então, é esse legado que quero levar junto à nossa comunidade, e agora, em uma parceria com o presidente Fred Góes e Marialvo Brandão que estão dando esse apoio", frisou Ana Monteverde.
Assessoria de Comunicação do Boi Garantido | Texto e fotos: Marcondes Maciel
Tags:
Boi-Bumbá Garantido