O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), iniciou, nesta quarta-feira (26/06), campanha de sensibilização para alertar passageiros das embarcações com destino ao município de Parintins, para a festa dos bumbás Caprichoso e Garantido, sobre a importância do combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil.
A campanha aconteceu no posto de fiscalização da Marinha do Brasil, próximo ao Encontro das Águas, e incluiu abordagens e orientações sobre os riscos que crianças e adolescentes sofrem em locais de grande movimentação.
“As crianças e adolescentes estão expostos a muitas situações perigosas e correm riscos de passarem pelas mais diversas explorações, incluindo a sexual. Por isso, o nosso objetivo é resguardar e assegurar os direitos e a dignidade de crianças e adolescentes”, disse a secretária de Estado de Assistência Social, Kely Patrícia.
De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Adriana Pellin, as abordagens também têm o propósito de sensibilizar as pessoas a denunciar caso testemunhem algum tipo de exploração ou abuso contra crianças e adolescentes e, ainda, trabalho infantil dentro das embarcações.
“Precisamos alertar, orientar e informar a população sobre os riscos que os menores sofrem. Além de incentivar as pessoas a não aceitarem esse tipo de situação e denunciarem qualquer violação de direitos das crianças e adolescentes”, destacou Adriana.
A ação da Seas no posto de fiscalização da Marinha do Brasil segue até esta quinta-feira (27/06), quando inicia a Festa dos Visitantes em Parintins, onde também estão outras equipes da secretaria em atuação para o combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, além do trabalho infantil dentro e fora do Bumbódromo.
Foto: Divulgação/Seas
Tags:
Festival de Parintins