Destaque no halterofilismo paralímpico internacional, Maria de Fátima representará o Amazonas nos Jogos de Paris 2024. A paratleta que é apoiada pelo Governo do Estado, por meio do Bolsa Esporte Estadual e do Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, competirá na categoria até 67 kg.
“A participação da Maria é um reflexo do empenho do Governo do Amazonas em investir no esporte e na inclusão, e estamos certos de que ela fará história levando o nome do Amazonas ao mais alto patamar nas Paralimpíadas”, ressaltou o secretário de Estado do Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.
Natural de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), Maria de Fátima tem má-formação congênita nas pernas, veio morar na capital amazonense em 2017. Começando a ter contato com o esporte, experimentou o basquete sobre rodas, o vôlei sentado, mas descobriu e se apaixonou pelo halterofilismo, esporte a qual passou a se dedicar.
“Em 2019 foi quando conheci halterofilismo e eu gostei da adrenalina que a gente sente na hora da competição, gostei daquele sabor de vitória, de dizer que foi eu que consegui, que só dependeu de mim. Comecei a viver do halterofilismo a partir de 2022, quando eu fui pra Dubai, para a Copa do Mundo”, comentou ela.
“A minha primeira competição foi há uns anos em Tbilissi, na Geórgia, onde queimei todos os movimentos, e para mim tinha saído do ciclo de Paris. Mas sabia que havia uma luz no final do túnel e falei que não queria aquilo. E agora na minha disputa em 2024, tive a oportunidade de voltar no mesmo lugar onde tudo para mim estava perdido, e sair de lá com a minha convocação para Paris”, contou Maria.
“Eu só tenho a agradecer ao Governo do Amazonas por esse apoio e incentivo, e também ao secretário Jorge Oliveira, que não desistiu dos meus sonhos e caminhou comigo lado a lado, acreditando em mim, pois é como eu disse, eu tinha apenas um sonho e força de vontade", comemorou a paratleta.
Calendário
Maria de Fátima disputará suas provas de halterofilismo, na categoria feminina até 67 kg, no dia 6 de setembro, com início das disputas previsto para às 11h. Atualmente, a representante amazonense é a primeira no ranking brasileiro da modalidade e quarta no internacional.
FOTO: Divulgação/Sedel
Tags:
Esporte