O Governo do Amazonas está implantando iluminação pública de LED por toda a área rural de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Até o final da execução dos serviços, previsto para a próxima semana, serão 86 comunidades ribeirinhas, incluindo áreas indígenas, alcançadas pelo Programa Ilumina+ Amazonas. Com isso, serão mais de 3 mil pontos de iluminação pública de LED implantados na zona rural do município.
Em 2022, o programa, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), já havia substituído toda a iluminação pública da sede do município pelas luminárias modernas de LED, que são mais econômicas e iluminam mais, contribuindo com a segurança e o meio ambiente. Foram implantados, na ocasião, 6.671 pontos na área urbana e também nas cinco maiores comunidades (Vila Amazônia, Mocambo, Caburi, Zé Açu e Serra da Valéria).
Nessa nova etapa, são mais 81 comunidades alcançadas, além de bairros novos na sede municipal. Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, Parintins foi um dos primeiros municípios a receber a nova iluminação. Na etapa atual do programa na zona rural, são mais 1.689 pontos de iluminação e outros 385 na sede. “Ao final, teremos 8.745 pontos de LED implantados em Parintins e aproximadamente 20 mil pessoas alcançadas”, observa o secretário.
Mais da metade das comunidades previstas para receberem o LED nessa nova etapa já foram beneficiadas, entre elas, estão: Santo Antônio do Tracajá, Maranhão, Boa Esperança do Zé Açu, Peniel e as comunidades da Região do Mamurú (Terra Preta, Simeão, Ponta Alta e São Pancrácio), além das áreas indígenas Monte Betel, São Francisco, Nova Alegria, Vila da Paz, Monte Carmelo, Vila Batista e Nova Galileia, na região do rio Uaicurapá.
Economia e segurança
O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.
Ao levar iluminação de qualidade ao interior, observa Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas promove mais segurança, impulsiona a economia local e proporciona redução na conta de luz das prefeituras.
“Os municípios ficavam na escuridão ao anoitecer, devido à iluminação fraca. Com a chegada do programa, essa realidade foi transformada, trazendo uma série de benefícios para a população e para o meio ambiente”, afirma Campêlo.
A meta do Governo do Amazonas é atingir todos os 61 municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA). Desde 2022, o programa já alcançou 42 municípios e segue avançando.
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
Tags:
Governo do Amazonas