A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - SEDEMA, promoveu nesta sexta-feira, 02, no auditório do Centro Multifuncional, uma capacitação sobre “Avaliação Inicial de Denúncias de Maus-tratos a Cães e Gatos”.
A formação com a participação da médica veterinária Débora Duarte reuniu agentes de endemias, zoonoses, vigilância em saúde, fiscais e servidores da Sedema e representantes das ONGs que atuam na proteção de animais em Parintins.
O objetivo foi colaborar com os agentes públicos designados para o atendimento de denúncias de maus-tratos a cães e gatos e apresentar conceitos e os protocolos básicos de abordagem para possibilitar o levantamento inicial da situação denunciada. O embasamento necessário da situação do animal permitirá o encaminhamento da denúncia aos órgãos competentes e demais ações cabíveis.
A veterinária Débora Duarte ressalta a importância do encontro para melhorar a situação da saúde dos animais em Parintins.
A presidente da Associação Patinhas Unidas (APUP) Mariana Andrade, parabenizou a iniciativa da Sedema e a importância de observar a questão como conceito de saúde única, em que a saúde dos animais reflete na saúde humana.
O secretário da Sedema, Wescley Tavares, avaliou que a capacitação foi importante porque definiu a atribuição de cada órgão.
De acordo com ele, o encontro vai gerar um
manual informativo que auxilie o agente público no momento de uma inspeção para avaliação inicial de casos de maus-tratos.
Fotos: Peta Cid
Tags:
Proteção animal