O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (12/08), ao Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), 15 novas viaturas que vão fortalecer o trabalho da corporação. Entre os veículos entregues estão quatro viaturas de combate a incêndio, que serão empregadas nas operações na região metropolitana de Manaus e no sul do estado, áreas que registram os maiores índices de queimadas.
Wilson Lima destacou a importância da renovação da frota, mencionando que desde 2019 o estado vem investindo na modernização dos equipamentos de segurança. "Nós estamos renovando quase que 100% da frota do Corpo de Bombeiros. Isso dá uma capacidade de resposta muito mais rápida, uma eficiência maior ao Corpo de Bombeiros, especialmente nesse momento em que nós começamos a viver uma outra realidade climática", afirmou o governador.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Freitas, ressaltou que as ações estratégicas serão ampliadas com os novos equipamentos.
"A gente consegue avançar na questão estratégica, melhorar nossa posição no terreno e atuar com mais eficiência no interior do estado. As viaturas que estamos recebendo hoje, estão com rádio equipado para a ligação 193, e as viaturas que temos na capital, podemos também atender na região metropolitana", explicou.
Também foram entregues 11 novas ambulâncias, que serão integradas ao Grupamento de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (Graph), reforçando as operações de socorro em situações de emergência que demandam atendimento imediato e especializado. Uma lancha também foi entregue e já foi utilizada para atuar no incêndio de uma embarcação no último mês, nas proximidades da capital.
Os recursos entregues pelo governador fazem parte de um investimento de mais de R$ 30 milhões do Estado e Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para fortalecer as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.
Outras ações
Desde o dia 3 de junho, o Estado tem intensificado o combate aos incêndios por meio das Operações Aceiro e Céu Limpo. O objetivo é mitigar os impactos do fogo, que se agrava durante a seca.
Contando com a participação de mais de 300 homens, incluindo bombeiros, brigadistas e membros da Força Nacional, as operações estão ocorrendo em todo o estado. Até o momento, mais de 6 mil focos de incêndio foram combatidos, evitando que o fogo se alastrasse e causasse danos à vegetação, fauna e às comunidades locais.
O governador Wilson Lima lidera ainda uma série de ações para mitigar os impactos da seca no Amazonas, implementando medidas como o abastecimento de água potável, fornecimento de insumos e medicamentos, apoio à produção rural e logística para a manutenção da rede estadual de educação.
Inicialmente, 20 cidades que estão em Situação de Emergência decretada, começam a receber nos próximos dias ajuda humanitária com a entrega de itens como cestas básicas e caixas d’água, além da instalação de purificadores de água e estações de tratamento móvel.
FOTO: Alex Pazuello/Secom
Tags:
Política