Em sessão plenária, na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, o vereador Telo Pinto (Avante) protocolou indicação à Prefeitura Municipal de Parintins na Casa Legislativa. A propositura visa garantir o direito ao atendimento prioritário para doadores de sangue em estabelecimentos públicos e privados, conforme previsto pela Lei 14.626 de 2023.
O edil destacou a relevância do reconhecimento aos doadores de sangue como pessoas que desempenham um papel fundamental ao salvar vidas, através de suas doações. O documento é pautado na legislação vigente de que eles têm direito ao atendimento prioritário, mas é preciso que a população tenha conhecimento desse direito e, para isso, os órgãos competentes do município precisam realizar campanhas e assegurar sua implementação.
Em justificativa, até enfatizou a necessidade de maior divulgação para alcançar a conscientização sobre essa norma. “A falta de informação adequada pode levar ao desrespeito aos direitos dos doadores. A ideia é também estimular a prática da doação de sangue, que é vital para o sistema de saúde”, declarou.
O parlamentar sempre demonstrou compromisso com a valorização dos doadores de sangue, com várias ações nesse sentido, como a realização de sessão em homenagem ao Dia Mundial do Doador, celebrado em 14 de junho, e pedido de emendas para a construção de um Hemocentro em Parintins. Mais uma vez, sua proposta pela causa obteve aprovação unânime pelos pares de Parlamento.
Tags:
Política