A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participa da Reunião Presencial da Câmara Técnica de Vigilância Sanitária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que encerra nesta terça-feira (22/10), em Brasília. O encontro reúne autoridades de saúde para debater estratégias e fortalecer ações de vigilância sanitária, com impacto direto na proteção da saúde da população.
Entre os principais temas discutidos, estão a regulamentação de estabelecimentos de estética, segurança de alimentos, farmacovigilância e o controle de medicamentos sob regime especial. A participação da FVS-RCP tem o objetivo de alinhar políticas nacionais às necessidades estaduais, reforçando a segurança sanitária no Amazonas.
“A Vigilância Sanitária é uma área estratégica para a saúde pública e esse encontro é oportuno para discutirmos ações de proteção e promoção à saúde da população, como a fiscalização de estabelecimentos de saúde e a regulamentação de produtos e serviços essenciais”, destacou Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
Foco em segurança e inovação
Um dos pontos centrais da reunião foi a proposta de ações estratégicas para regulamentação de estabelecimentos de estética, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ideia é ampliar as iniciativas de fiscalização e educação no país, fortalecendo o atendimento dos serviços oferecidos aos padrões de segurança exigidos.
Outro tema de destaque foi a segurança alimentar, com discussões para melhorar as competências e o controle na área de alimentos, destacando que produtos consumidos pela população estejam dentro das normas sanitárias. “A fiscalização para a segurança nos serviços e produtos que chegam à população do Amazonas tem um impacto direto na saúde e bem-estar dos cidadãos. Por isso, é tão importante estar sempre em discussão estratégias nesse campo da saúde,” ressalta Jackson Alagoas, diretor de Vigilância Sanitária da FVS-RCP.
Medicamentos e farmacovigilância
A reunião também discutiu práticas de farmacovigilância, destinada à segurança e eficácia de medicamentos após a comercialização. Foram apresentadas propostas para o monitoramento e controle de medicamentos sob regime especial, que abrangem desde a produção até a dispensação, visando que os processos estejam de acordo com as regulamentações de saúde.
O encontro abordou a proposta de criação de um Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (Negesp) para reforçar a segurança nos serviços de saúde em todo o país.
FOTO: Anne Alves/FVS-RCP
Tags:
Saúde