O Instituto Cultural Ajuri (INCA) lançará no próximo sábado (19/10) o projeto PERIFERIARTE, uma parceria com o Movimento Grito da Periferia e a Escola Afro-Amazônica. O projeto é voltado para atender a juventude, trabalhadores da cultura, moradores de áreas vulneráveis e estudantes, reforçando a inclusão social e cultural dessas comunidades. O lançamento ocorrerá no encerramento da 21ª Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amazonas (IFAM/Parintins).
O PERIFERIARTE conta com o apoio do Governo do Amazonas, viabilizado através da emenda parlamentar nº 17/2024, de autoria da deputada estadual Alessandra Campelo. O projeto busca promover a diversidade cultural e artística de Parintins, criando oportunidades para os trabalhadores da cultura participarem de oficinas, cursos e mostras culturais.
O evento de lançamento contará com a apresentação principal do Grupo Ajuri Amazon Music, que celebra seus 40 anos de existência em 2024, com um show didático, que promete encantar o público.
Além das apresentações, o PERIFERIARTE oferecerá capacitações para os trabalhadores da cultura, com foco na criação de portfólios e elaboração de projetos culturais. Isso inclui a participação em editais como a Política Nacional de Aldir Blanc (PNAB), contribuindo para o desenvolvimento do setor cultural local.
De acordo com o presidente do INCA, Marcos Moura, o projeto visa fortalecer e capacitar os profissionais da cultura parintinense, promovendo o aprimoramento de suas habilidades através das atividades oferecidas.
"As inscrições serão abertas a partir do dia 25 de outubro, e serão divulgadas através do Instagram do INCA, e todos poderão participar gratuitamente das oficinas e cursos que promoveremos, reafirmando nosso compromisso com a cultura e a comunidade.", destacou Marcos.
Tags:
Cultura