Na noite desta segunda-feira, 29 de abril, aconteceu o lançamento do livro “As Lendas e Tradições do Folclore de Parintins: Um Mergulho na Cultura Amazônica e Suas Raízes Ancestrais”, do escritor e compositor Tadeu Garcia. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier, reunindo autoridades, representantes de instituições culturais e admiradores da história da cidade.
A mesa de abertura contou com a presença de Rozenilce Santos, subsecretária de Cultura de Parintins, representando o prefeito Mateus Assayag; Fernanda Butel, representando a Secretaria Municipal de Educação; David Assayag, levantador de toadas do Boi Garantido; Alder Oliveira, também representando o bumbá Garantido; Ana Cláudia, presidente da subseção da OAB-AM em Parintins; e o próprio autor da obra.
Durante sua fala, Tadeu Garcia compartilhou o processo de construção do livro, resultado de mais de duas décadas de pesquisa. “Pra mim, lógico que é o sentido nesse estágio de autorealização. Eu pensei durante anos, principalmente a partir de 2000, nesses registros, porque os primórdios do folclore sempre foram orais, eram contações de histórias que eram transmitidas de geração em geração. Isso ia se perdendo. Então nós conseguimos pesquisar com muitos depoimentos como é que se formaram esses fatos folclóricos e históricos que constituem as tradições do folclore de Parintins, que são muitas”, destacou o autor.
Rozenilce Santos enfatizou a relevância da obra para a preservação da cultura local. “É um momento muito importante pra cultura de Parintins, uma vez que nós estamos aqui no reconhecimento também do compositor e escritor Tadeu Garcia, que tem uma trajetória e um legado na cultura da nossa cidade. A obra retrata várias narrativas do cotidiano amazônico, proporcionando conhecimento e cultura à população”, afirmou.
A noite também teve momentos de emoção e reconhecimento, como a fala do artista David Assayag, amigo pessoal do autor. “Tadeu, mano, você sabe que pode contar comigo até o final do mundo se você quiser. Ele realmente é um cara que lutou muito pela cultura parintinense, pela nossa música, pela nossa arte, e esse livro com certeza vai abrir um novo caminho pro Tadeu ser um grande escritor de livros”, declarou.
A publicação é considerada uma contribuição valiosa para o registro e valorização das manifestações culturais do município, reforçando o compromisso da gestão Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves com o fortalecimento da memória e da identidade parintinense.
Texto: Oliver Freire - SECOM
Foto: Éder Repolho - SECOM
Tags:
Literatura