![]() |
As palestras servem também para apresentar aos alunos os seus direitos, os canais de denúncias e as formas de como podem pedir ajuda |
Prevenção e diálogo são ferramentas fundamentais para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Essa afirmativa é da coordenadora regional de educação de Parintins, Dilceane Bentes Prado, ao falar sobre a campanha “Maio Laranja” desenvolvida pela Coordenadoria de Parintins nas escolas da rede estadual no município, que desde início do mês recebem a equipe do setor psicossocial para o ciclo de palestras sobre a temática.
A campanha foi aberta oficialmente dia 07 de maio, com uma ação de mobilização envolvendo todos os educandários. Desde então, assistentes sociais e psicólogos da Seduc Parintins atuam diretamente nas escolas, promovendo palestras e diálogos com os alunos, além de outras ferramentas pedagógicas. “Nosso trabalho não se limita somente a esse mês de sensibilização. O setor psicossocial vem cumprindo um cronograma de ações que se estende o ano todo”, pondera Dilceane.
De acordo com a assistente social da Coordenadoria, Marineide Nunes, as palestras servem também para apresentar aos alunos seus direitos, os canais de denúncias, as formas de como podem pedir ajuda. “Trabalhamos em cima de dados alarmantes, de que a maioria dos casos de abusos acontece no ambiente familiar da criança e adolescente, por isso a escola se torna um espaço importante de ajuda e acolhimento”, conclui.
Escolas como Álvaro Maia, Tomazinho Meirelles, Aderson de Menezes, Brandão de Amorim, Araújo Filho, Pe. Jorge Frezzini, já receberam a equipe. As ações do Maio Laranja se estenderão até o mês de junho, atendendo todas as escolas da rede estadual.
Tags:
Educação