A terceira jornada de cirurgias bariátricas e de vesícula realizada pela Prefeitura de Parintins em 2025, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), no Hospital Jofre Cohen, marcou mais um avanço histórico na saúde pública do interior do Amazonas. Entre os pacientes atendidos, a enfermeira Daniele Sakamoto se emociona ao relatar a experiência transformadora que viveu ao ser submetida à cirurgia bariátrica por videolaparoscopia.
Daniele, que ingressou no programa em outubro de 2024, compartilhou as dificuldades enfrentadas durante o processo de preparação e destacou o impacto profundo da cirurgia em sua saúde física e emocional. “A cirurgia bariátrica é uma jornada longa, cheia de desafios. Vai muito além da perda de peso. Ela trouxe uma mudança de qualidade de vida. Hoje, com apenas cinco dias da cirurgia, já consigo ver as mudanças”, afirma.
A enfermeira lembrou que o processo exigiu esforço contínuo, acompanhamento com nutricionista, psicóloga, dietas e exercícios. “Não é fácil. Precisei me preparar psicologicamente, lidar com comentários negativos e preconceito. A obesidade é uma doença grave, que me trouxe comorbidades como diabetes e afetou meu psicológico. Mas hoje, olhando para trás, digo que foi a melhor escolha da minha vida”, relata.
Daniele destacou ainda a importância da cirurgia ser oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Parintins. "Desde a primeira jornada fiquei interessada e me preparei, seguindo todas as orientações médicas. Agradeço ao doutor Sidney Chalub e à equipe, que nos receberam com carinho. Agradeço também ao prefeito Mateus Assayag e ao secretário Clerton Rodrigues pela oportunidade dada a nós. Foi um processo difícil, mas, com determinação a gente consegue. E agradeço principalmente a Deus, que está presente em tudo e conduz cada um”, agradece.
A jornada contou com a participação da equipe do Dr. Sidney Chalub e de profissionais de saúde do município, reforçando a integração do programa de cirurgias eletivas do município de Parintins. No total, foram realizadas 13 cirurgias: 10 de vesícula e 3 bariátricas, todas por videolaparoscopia, tecnologia de ponta que garante menor tempo de recuperação e mais segurança aos pacientes.
O médico cirurgião Sidney Chalub novamente enalteceu o investimento e o alcance das políticas públicas em saúde no município de Parintins. “Mais uma jornada com sucesso aqui. Estamos retornando para Manaus depois de cirurgias de vesícula e cirurgia bariátrica por vídeo. Agradeço a toda a equipe, à prefeitura de Parintins e às pessoas que acreditam nesse projeto. Que a videolaparoscopia continue sendo um sucesso, ajudando toda a população do Baixo Amazonas”, declara o médico.
Para o secretário de saúde, Clerton Rodrigues, a ação consolida o compromisso da gestão com a saúde da população. “Foi maravilhoso ver o investimento acontecendo e o cuidar das pessoas se materializando. Só o município de Parintins, no interior do Amazonas, realiza esse tipo de cirurgia. Isso é um marco histórico. São mais de 300 pacientes beneficiados em 2025 com o projeto de cirurgias eletivas da gestão do prefeito Mateus Assayag e vice Vanessa Gonçalves”, destaca.
Texto: Márcio Costa – SEMSA/SECOM
Foto: Divulgação
Tags:
Saúde