Romaria das Águas leva multidão à orla de Parintins na saudação à padroeira


Milhares de devotos de Nossa Senhora do Carmo ocuparam a orla de Parintins no início da noite desta segunda-feira, 14, para a saudação à padroeira dos parintinenses na Romaria das Águas. Para celebrar este que é um dos momentos mais sublimes e emocionantes das homenagens à Santa, o prefeito Mateus Assayag e a vice-prefeita, Vanessa Gonçalves, participaram da recepção fluvial que reuniu dezenas de embarcações no cortejo do ferry boat Maytê Saphira, da Boca do Limão até o porto da cidade. 

“A Romaria das Águas é uma grande demonstração de devoção, fé e da cultura do povo parintinense”, disse Mateus, que todos os anos participa das homenagens à padroeira. “Aqui estão os parintinenses, os proprietários de embarcações, ribeirinhos, os que vivem do Rio Amazonas, lagos e paranás, e que vem demonstrar todo o seu louvor a Nossa Senhora. Ela que ilumina e que protege e abençoa a navegação e o povo da nossa cidade. É uma felicidade muito grande poder participar de mais esse momento especial de homenagens a nossa padroeira”, agradeceu Mateus. 

A vice prefeita Vanessa Gonçalves também exaltou a padroeira, agradeceu e pediu proteção ao povo parintinense. Ela disse que a chegada da Romaria das Águas é sempre um momento especial, de oração e de louvor a Nossa Senhora do Carmo. “Faço as minhas orações, agradeço e peço muita proteção e bençãos para o nosso povo, da cidade, das comunidades rurais”, disse. 

Vanessa falou da devoção e da alegria de ver a manifestação do povo na chegada da Santa. “Meu coração se enche de orgulho quando vejo ela chegar juntamente com tantos fiéis e devotos com tanto amor a Nossa Senhora do Carmo. Que ela possa estar sempre nos conduzindo no caminho do bem e abençoando os lares parintinense, comentou a vice-prefeita que também destacou a homenagem à Juarez Lima e o seu legado de amor que vai permanecer. 

A Romaria das Águas com o módulo artístico da imagem da padroeira já se tornou tradição e há 16 anos reúne os devotos numa romaria de fé em um dos cenários mais emblemáticos da Amazônia, o Rio Amazonas. Com o tema “Maria, és a Árvore da Vida, da qual nasce Jesus: a Arca da Aliança, raiz ancestral da fé na Amazônia”, a Romaria das Águas saiu de Manaus, Pier Lúcia Almeida, no final da tarde de domingo conduzindo a escultura da virgem do Carmelo, com mais de 15 metros de altura. 

É o quinto ano que a romaria desce o rio Amazonas por 365 quilômetros até Parintins, cumprindo uma promessa do artista Juarez Lima, que este ano foi um dos homenageados. Ele faleceu no dia 22 de novembro de 2024, aos 58 anos, na cidade de Sankt Pölten, Áustria, vítima de um AVC. Além das homenagens e da devoção à padroeira, a romaria deste ano envolveu a todos com grande emoção, pela ausência do artista. O rosto de Juarez surgiu aos pés da Santa, em um momento que marcou a chegada da romaria. 

Muitos peregrinos e pagadores de promessas acompanharam o cortejo, entre  eles a comerciante Conceição Melo, 60 anos. “Eu fiz uma promessa para Nossa Senhora do Carmo de participar da romaria. Há 4 anos tive câncer, retirei um rim e ovários. É uma emoção estar aqui junto com os filhos do Juarez. São como meus filhos. E nunca vai faltar tempo para participar da romaria”, declarou. 

A aposentada Enedina Coutinho, 75 anos, veio a primeira vez no ano passado e ficou muito feliz. Este ano convidou outras amigas e vieram na romaria. “É muito lindo, uma felicidade poder participar, fiquei muito emocionada”, disse. 

Centenas de devotos participaram nas embarcações, enquanto a multidão acompanhou da orla do município saudando com muitos fogos de artifício a passagem da imagem gigante da padroeira. 

Texto: Peta Cid 
Fotos: Arleison Cruz e Yuri Pinheiro - SECOM

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS