Na manhã deste sábado (16), o Boi Garantido cumpriu mais uma etapa de valorização cultural ao realizar o pagamento dos direitos autorais aos compositores que tiveram suas toadas apresentadas no espetáculo de arena 2025. A iniciativa, que contou com a presença do presidente Fred Góes, do vice-presidente Marialvo Brandão, membros da comissão de artes, e de parte do quadro de compositores do bumbá, reafirma o compromisso da associação com os artistas que, por meio das toadas, constroem a essência do boi da Baixa da Xanda.
O presidente, Fred Góes, destacou que o momento foi também de diálogo com os compositores. “Tivemos uma reunião para parabenizá-los pelo trabalho desse ano, realmente foi um trabalho muito diferenciado, até pela proposta que nós lançamos para eles, no formato da escolha das toadas. Também retomamos conversas de interesse dos próprios compositores e reforçamos a ideia de cumprir o pagamento deles. Primeiro cumprimos o prêmio lá na frente, inclusive com antecipação, e agora fechando o pagamento total dos direitos de arena para todos os que participaram nas três noites do festival.”
Entre os compositores contemplados está Bruno Bulcão, autor de toadas como Meu Nome é Povão, Perreché da Puraca e Perrecheologia. Ele ressaltou a importância da iniciativa. “Fico feliz pelo convite do presidente em participar dessa reunião. É sinal do comprometimento do Boi em respeitar os compositores. O direito de arena foi pago, está sendo transferido com a devida importância referente ao festival de 2025. Esse feedback aproxima os compositores do boi, das ideias e do comprometimento da diretoria, que é comum a todos nós que compomos, escrevemos e ditamos o andamento das toadas. Fico muito feliz em participar de tudo isso.”
O espetáculo “Boi do Povo, Boi do Povão” apresentou um repertório musical rico e emocionante, que exaltou o protagonismo dos povos originários, do povo negro e da herança cultural que o Boi Garantido carrega com sua tradição. Esse conjunto de toadas foi fundamental para a construção de um espetáculo grandioso, que encantou o público nas três noites de apresentação e foi peça essencial para a conquista do título do Festival de Parintins 2025.
Fotos: 📸 Sérgio Cole
Assessoria de Comunicação - Boi Bumbá Garantido
Tags:
Festival de Parintins