A comunidade Flor de Maio pertencente a paróquia de São Francisco Xavier na gleba de Vila Amazônia organiza para o dia 31 de agosto de 2025, a inauguração da nova igreja Santa Isabel - Padroeira da comunidade. A igreja é de estrutura moderna e com mais fino acabamento.
O trabalho de construção da igreja iniciou no ano de 2022, em uma contrapartida da empresa responsável pela construção da Linha de Transmissão de Tucuruí/Parintins. Raimundo Souza – coordenador da comunidade Flor de Maio, conta como foi às tratativas para o inicio da obra.
“Esse projeto começou através da construção da Linha de Transmissão Tucuruí /Parintins. Com ele, veio vários projetos que beneficiariam as comunidades e um desse projeto é chamado de PACA, na qual a comunidade Flor de Maio ficou dentro desse projeto. E foram feitas várias reuniões pela empresa, pela consultoria da empresa Elecnor. Foram feitas oficinas, reuniões e nós chegamos até a igreja, até porque nós tínhamos um pedido na qual a empresa Elecnor ia construir”, ressalta Raimundo.
Raimundo comenta que na política da Elecnor, não poderiam construir igreja nenhuma, muito menos igreja católica. Após várias reuniões, acertos e conversas a comunidade continuou perseverante e firme no pedido, que era a construção da igreja.
“Poderíamos muito bem pedir uma sede comunitária, pedir cozinha, pedir salas catequéticas, outros objetos, mas nós ficamos firmes na igreja. Até porque já era um sonho grande da comunidade em fazer uma igreja. Era muito grande para a gente construir uma igreja desse tamanho, dessa magnitude do qual essa igreja está agora”
Não havendo entendimento para a construção da igreja por parte da empresa, a comunidade propôs um acordo junto a Elecnor, para que fossem doados os matériais de construção que a comunidade entraria com a mão de obra e, assim foi feito, como conta o coordenador.
“A empresa dou todo o material da igreja, projetos e tudo mais. E assim aconteceu, foi batido o martelo e a doação do material veio completa para construir essa igreja como ela está hoje”
Em fevereiro de 2022, após os estudos dos parâmetros da engenharia as obras da igreja de Santa Isabel começaram. A igreja é feita com mão de obra voluntária.
“Nós estamos há mais de três anos na nossa luta construindo essa igreja, mas já está 99% concluída e até já está marcado o dia da inauguração da igreja para o dia 31 agora de agosto. Estamos aí trabalhando na chuva, sol e às vezes com fome, às vezes não tem, mas nós estamos aqui perseverantes querendo terminar igreja. Graças a Deus, ela já foi um ponto positivo aqui no nosso meio. Para nós é motivo de alegria ter uma igreja desse tamanho, dessa magnitude, bonita em acabamento fino, tudo moderno, então estamos nessa luta para terminar”
Com a inauguração programada para acontecer no dia 31 de agosto, deste ano, a comunidade vive a expectativa de ver a igreja pronta para receber os fiéis,
“Minha gratidão a Deus, pelo trabalho, pelos esforços, por tudo aquilo de bom que aconteceu nessa obra. E a expectativa maior é terminar essa igreja, juntamente com a comunidade, entregar para a própria comunidade e também para a Paróquia São Francisco Xavier, porque também é uma vitória muito grande ter uma igreja dessa, moderna aqui no nosso interior. Então, a minha expectativa é terminar , inaugurar e entregar para o povo daqui da comunidade Flor de Maio. Eu sei que essa igreja vai trazer benefícios não só para a comunidade, mas em si para a paróquia, para as pessoas que aqui vêm visitar. Vêm muita gente visitar aqui a casa de Deus, então para mim é muito gratificante fazer parte dessa obra de Deus, de estar na frente dessa construção como coordenador da comunidade”
Raimundo Souza fez questão de agradecer a todos os envolvidos na construção da nova igreja.
”Aproveitando o espaço, desde já, agradeço todos nossos amigos que sempre nos ajudam. Os que vieram sentar um tijolo, aqueles também que doaram um pão, um frango, um guaraná para merenda e assim a gente vai construindo pela graça de Deus. Eu sempre falo que essa igreja aqui foi feita não por acaso, algo de bom Deus está querendo com ela aqui dentro, então meu muito obrigado a todos” finaliza o coordenador.
Durante o dia haverá uma programação especial com diversas atrações, noite cultural e contará com a presença de autoridades e comunidades pertencente a paróquia.
Por | Nelselino Santarém
Tags:
Religião