Juíza Juliana Arrais Mousinho recebe Título de Cidadania Parintinense em Sessão Solene na Câmara Municipal


Na manhã desta quarta-feira, 20 de agosto, o Plenário da Câmara Municipal de Parintins foi palco de uma emocionante Sessão Solene que marcou a entrega do Título de Cidadania Parintinense à Juíza de Direito Juliana Arrais Mousinho. A magistrada, que atua como titular da 1ª Vara da Comarca de Parintins desde 2018 e responde atualmente pela 4ª Zona Eleitoral no biênio 2023–2025, recebeu a honraria em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade, com especial destaque para o incentivo e valorização do setor cultural e turístico, sobretudo do Festival Folclórico de Parintins. 

A propositura foi apresentada pelo vereador Alex Garcia, que também conduziu a solenidade. Durante sua fala, o parlamentar destacou a importância da atuação da juíza na cidade. "A trajetória da doutora Juliana Arrais Mousinho em Parintins evidencia um compromisso sólido com a justiça social, a defesa dos direitos fundamentais e o fortalecimento institucional do nosso município. Essa homenagem é justa e merecida como reconhecimento público a uma trajetória de serviços prestados com excelência e humanidade ao povo de Parintins", declarou Alex Garcia. 

A mesa das autoridades contou com a presença da homenageada, da Promotora de Justiça Marina Campos Maciel, do Promotor de Justiça Ricardo Mitoso Nogueira Borges, do Juiz do Trabalho da 11ª Região André Luiz Marques Cunha Junior, do Juiz de Direito Anderson Luiz Franco de Oliveira, do Juiz Nilo da Rocha Marinho Neto, Diretor do Fórum de Parintins, e da Procuradora-Geral do Município Danielle Hatta. Amigos e representantes da área jurídica também prestigiaram a cerimônia. 

Natural de São Luís, no Maranhão, Juliana Mousinho nasceu em 31 de agosto de 1989 e é filha de Dulce Clea Arrais Mousinho e Ricardo José Magalhães Mousinho. Sua atuação em Parintins tem se notabilizado pelo compromisso ético, pelo diálogo com a sociedade e pela sensibilidade às pautas sociais e culturais locais.

Emocionada, a juíza Juliana Arrais Mousinho, a mais nova cidadã parintinense, agradeceu a homenagem. “Hoje venho agradecer e comemorar este título, que torna concreto aquilo que é sentimento. Parintins me deu muito mais do que eu tenho a retribuir, e poder contribuir com esta cidade é uma grande honra. Deixar Parintins é, sem dúvidas, uma das escolhas mais difíceis que já tive. Mas deixo uma frase de uma toada do Boi-Bumbá Garantido: ‘Pode gritar ao mundo inteiro que eu voltei, amor’, porque eu ainda não fui, mas já sinto muita saudade daqui. Muito obrigada a todos”, destacou a homenageada.

O evento reafirma a importância da atuação do Judiciário comprometido com a cidadania e aproxima a Justiça da realidade da população parintinense. 

Na 1ª Vara da Comarca de Parintins, a juíza Juliana Arrais Mousinho implantou o Projeto de Premiação pela Leitura na Unidade Prisional, criou uma biblioteca voltada a servidores e advogados nas instalações da vara e participou ativamente do desenvolvimento e da implementação do Escritório Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no município. 

Durante a pandemia de COVID-19, teve papel decisivo em decisões judiciais que resultaram na instalação de leitos de UTI em Parintins, além de garantir o transporte emergencial de pacientes, contribuindo diretamente para a preservação de vidas em momentos críticos. 
Sua atuação também se destacou na área eleitoral, com medidas firmes no combate a irregularidades durante o processo municipal, assegurando a lisura do pleito e fortalecendo os princípios democráticos. 

No campo acadêmico, foi professora de Teoria do Direito na Fametro Parintins entre 2022 e 2023, além de ministrar palestras no curso de Direito da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), campus Parintins.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS