Aproximadamente 500 melancias do Laguinho, divisa do Amazonas com o Pará, são comercializadas diretamente aos consumidores no Mercado Municipal Zezito Assayag desde a manhã desta quarta-feira, 20 de agosto. Os produtores estabeleceram preço justo aos frutos com média de 10 a 15 quilos, com valores que variam de R$ 10,00 a R$ 30,00. A Prefeitura de Parintins concedeu apoio de transporte terrestre na estrada do Projeto de Assentamento Vila Amazônia e de fluvial na balsa Arthur Virgílio Filho, até a Ilha Tupinambarana.
A Secretaria Municipal de Produção Rural atendeu aos produtores Eliseu Albuquerque, Lúcio Andrade, Daniel Carvalho e Alcinei Albuquerque, com caminhão de escoamento para a primeira colheita da safra 2025 cultivada com incentivos do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), por meio do Banco Juruti Sustentável (Banjus). “Nossa melancia é de qualidade. A gente sempre gostou de plantar e trazer para os consumidores. Queremos agradecer a parceria do prefeito Mateus Assayag e do secretário de produção Tião Teixeira”, destaca.
O titular da pasta, Tião Teixeira, acompanhou a chegada da balsa com o carregamento de melancia e o deslocamento do caminhão até o Mercado Municipal Zezito Assayag. “É importante que os produtores vendam diretamente aos consumidores com preço acessível e todos voltem ao campo motivados a produzir muito mais. A Prefeitura de Parintins tem dado todo apoio na logística a quem nos procura. Esse é um trabalho designado pelo prefeito Mateus e vice-prefeita Vanessa Gonçalves”, enaltece.
Durante a safra da melancia e outras culturas agrícolas, os produtores interessados em contar com o apoio de logística da Prefeitura de Parintins podem procurar a Secretaria de Produção Rural, na Rua Paes de Andrade (antigo prédio do Ibama), para agendar os atendimentos do programa de escoamento com caminhão. A gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves viabiliza o serviço de transporte aos produtores nos portos da cidade, de acordo com a comunicação prévia.
Texto e Fotos: Gerlean Brasil
Tags:
Produção Rural