A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Parintins (Semed), promoveu nesta terça-feira (19) um encontro formativo da Operação Shamar, ação integrada voltada ao combate à violência contra a mulher, em apoio à Campanha Agosto Lilás. O evento ocorreu no Auditório Dom Arcângelo Cérqua e reuniu gestores, coordenadores pedagógicos, coordenadores de área e demais servidores da rede municipal de ensino, fortalecendo a rede de proteção e conscientização nas escolas.
A secretária municipal de educação, Gizelle Soares, destacou a importância da iniciativa para a formação dos profissionais que atuam diretamente com estudantes e famílias. “Hoje, a Secretaria Municipal de Educação, atendendo ao convite da delegada Marna, participa de uma palestra de conscientização para nossos gestores, coordenadores e técnicos sobre o projeto Shamar, que visa sensibilizar e informar sobre a violência contra a mulher e a família. Vivenciamos um momento de muita informação e aprendizado que será fundamental para nossas escolas”, afirmou.
A delegada do município, Marna de Miranda, ressaltou a necessidade de integração entre instituições públicas para garantir um atendimento efetivo às vítimas de violência. “Segurança, educação e saúde caminham juntas. É essencial que os profissionais da educação conheçam o fluxo correto de atuação, saibam identificar casos de violência e encaminhar adequadamente as vítimas”, informou.
A assistente social e responsável pelo setor Psicossocial, Lourdes Ferreira, reforçou o papel da qualificação dos profissionais na prevenção e no acolhimento das vítimas. “É fundamental que nossos profissionais saibam acolher, orientar e garantir o acesso às políticas públicas, garantindo proteção e suporte às mulheres, famílias e alunos que vivenciam situações de violência”, explicou Lourdes.
A realização do encontro da Operação Shamar em Parintins evidencia o compromisso da Prefeitura de Parintins com a promoção de uma educação humanizada, o enfrentamento à violência de gênero e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, pautada na valorização da vida e do respeito aos direitos humanos.
Texto: Paulo Expedito – SEMED/SECOM
Fotos: Pitter Freitas – SEMED/SECOM
Tags:
Educação