Projeto "Meus Sinais" traz inclusão e arte para mulheres surdas em Parintins


O projeto "Meus Sinais" está transformando a vida de um grupo de mulheres surdas em Parintins, oferecendo a elas uma oportunidade inédita de expressão artística através da técnica de mosaico. Idealizado, organizado e proposto pela artista plástica e artesã Selma Lúcia, a iniciativa visa promover inclusão, acessibilidade e valorização da cultura local.

Para a artista, mais do que repassar conhecimento, tem sido uma troca constante. Ela conta que é a primeira vez que realiza um trabalho voltado somente para mulheres surdas e que tem aprendido muito com cada uma delas. 

“Atualmente nós temos seis alunas, cada uma construindo seus quadros. Elas nunca tinham feito esse tipo de trabalho com mosaico, mas mesmo assim vêm para a aula com vontade, sempre que marcamos as próximas reuniões se esforçam, participam, mesmo depois do dia corrido do trabalho ou afazeres domésticos. Isso já me deixa muito feliz, ver a vontade de aprender. É minha primeira experiência em ensinar o que sei para elas e tem sido maravilhoso o que tenho vivenciado”, diz Selma.

Por meio das oficinas, que são teóricas e práticas, as artistas exploram temas como suas experiências pessoais, dores, alegrias e lutas traduzindo-os em peças com estética que remete ao abstrato, surrealismo, textura e alto-relevo. A importância do projeto reside justamente em proporcionar acesso à arte para essas mulheres. Além de aprenderem algo novo e se expressarem artisticamente, o "Meus Sinais" fomenta a conexão delas com a comunidade, reforçando a importância da inclusão e a valorização de suas perspectivas únicas.

Financiado pela Lei de Fomento à Cultura Aldir Blanc, com recursos do Estado do Amazonas, o projeto será finalizado com uma exposição em Parintins. A data, local e horário exatos da mostra serão divulgados em breve. Após a exposição, as obras ganharão um novo lar, cada artista irá presentear uma escola estadual no município, perpetuando o legado do "Meus Sinais” e inspirando novos olhares sobre a arte e a inclusão.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS