Um incêndio destruiu parte de uma residência na avenida Nações Unidas, bairro São José Operário, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na manhã desta segunda-feira (20/10). A equipe de brigadistas da Avanço Serviços, empresa que atua nas obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), foi a primeira a chegar ao local e iniciou o isolamento da área, antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros. A atuação rápida e em conjunto com os Bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para as casas próximas. 
Programa do Governo do Amazonas, o Prosai Parintins é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Os profissionais da Avanço, que cuidam das obras do programa, perceberam a fumaça logo no começo do incêndio e se dirigiram imediatamente à residência afetada, iniciando as primeiras ações de segurança e apoio aos moradores. 
O brigadista Thiago Máximo, integrante da equipe da Avanço, relatou como tudo aconteceu. “Nós vínhamos passando pela avenida Nações Unidas quando vimos a residência pegando fogo. O morador da casa ao lado estava desesperado, com medo de o fogo atingir o imóvel dele. Paramos imediatamente para ajudar e vimos que a casa estava fechada. Arrombamos o portão lateral, enquanto nossa técnica ambiental acionava o Corpo de Bombeiros. Primeiro, verificamos se havia pessoas dentro da casa e tentamos retirar o que fosse possível. Conseguimos tirar uma motocicleta, antes de o fogo tomar conta do imóvel”, contou.
Thiago explicou, ainda, que o caminhão-pipa do Prosai foi usado para reforçar o combate ao fogo. Quando o Corpo de Bombeiros chegou, nós ajudamos no isolamento da área e na retirada de curiosos, para garantir a segurança. Também foi acionada a concessionária de energia para desligar a rede elétrica e evitar acidentes. Nossa brigada permaneceu no local até o encerramento da ocorrência. Depois disso, o setor de serviço social do Prosai foi acionado para prestar apoio à moradora”, completou o brigadista.
O coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, destacou a importância da parceria entre o programa e o Corpo de Bombeiros no atendimento à ocorrência. “O caminhão dos Bombeiros seguiu para o local do incêndio e, logo depois, o caminhão-pipa do Prosai também foi deslocado para dar suporte no abastecimento de água. Essa ação garantiu que o combate às chamas fosse contínuo, sem a necessidade de deslocamento do caminhão dos Bombeiros para reabastecimento. Foi um trabalho conjunto que ajudou a controlar rapidamente o incêndio e tranquilizar a família afetada”, explicou Leonardo.
As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. O incêndio foi controlado e não houve vítimas. A ocorrência reforçou a importância da presença de equipes treinadas e estruturadas atuando em conjunto para garantir a segurança da população.
Fotos: Divulgação/Avanço
Tags:
Geral



