![]() |
Documentário resgata o legado da Livraria Andorinha, que por mais de 40 anos foi a pioneira da cidade |
O curta-metragem “Memórias de Papel – A História da Livraria Andorinha” foi lançado nesta sexta-feira (18/10), em um evento emocionante realizado na Estação Cidadania “João do Carmo”. A sessão contou com a presença de um dos fundadores da livraria, familiares, amigos e ex-funcionários, que prestigiaram a homenagem à primeira livraria de Parintins, símbolo de resistência cultural e acesso ao conhecimento.
Idealizado e dirigido pelo jornalista Cayo Dias, o projeto foi contemplado pelo edital municipal de Fomento à Execução de Ações Culturais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Prefeitura de Parintins.
Em pouco mais de cinco minutos de duração, o documentário resgata a história da Livraria Andorinha, fundada em 3 de novembro de 1964 por Enéas Dias de Albuquerque e conduzida por décadas por seu filho, Valdir da Fonseca Dias, o “Pescada”.
Durante o lançamento, Cayo Dias emocionou o público ao destacar que o filme é uma homenagem em vida ao seu avô, Valdir Dias. “Essa foi a grande homenagem a esse homem que é uma grande referência não só para a nossa família, mas para a literatura e para a história de Parintins. Eu tenho muito orgulho de ser neto do seu Valdir, tenho muito orgulho de tudo que ele me ensinou e é dessa forma, com ele em vida, que consigo fazer essa homenagem”, enfatizou.
O curta-metragem destaca a importância da Livraria Andorinha como um marco cultural de Parintins, em uma época de escassos recursos, oferecendo livros, cadernos e sonhos à população. O legado ultrapassou o papel impresso e ajudou a formar gerações de estudantes, professores, artistas e intelectuais.
Filho de seu Valdir, o artista e compositor Enéas Dias também prestou sua homenagem. “É muito difícil chegar perto da pessoa que é o meu pai, mas a gente tenta, é um mínimo, pelo menos, ser um pouquinho do que ele foi. Se a gente é um pouquinho do que o papai é, eu sei que já sou uma pessoa boa. Porque ele é muito, ele é uma pessoa muito, muito boa”, destacou.
O curta “Memórias de Papel” já está disponível ao público através do link: https://youtu.be/lRgl25h5R5M?feature=shared
Tags:
Cultura