O Núcleo de Base Circulo de Estudo-PT/Diretório Municipal de Parintins em reunião para discutir questões pertinentes ao núcleo no dia 25 de outubro de 2025 na residencia de um dos companheiros do Núcleo, aprovou tambem a Ação Social: uma Sopa Solidaria a ser realizada no dia nove de novembro do corrente ano, mas devido alguns contratempos a ação social foi adiada para dia dezesseis de novembro, cujos patrocinadores do material para a sopa de sessenta litros foram os de vontade politica e coerencia do próprio núcleo com a prática da viúva que Cristo relata em um dos evangelhos: doou sua única moedinha, diferente dos afortunados ou ricos que exibiam as grandes doações. E foi dificil essa primeira leva de Sopa Solidaria: da doação dos materiais a produção da SOPA SOLIDARIA de sessenta litros.
Pesquisou-se o território e decidiu -se pelo bairro Teixeirão, apesar de ainda estar em formação, obseva-se bem avançado em organização dos moradores(as) com a necessidade visível de infraestrutura: a entrada do bairro não recebeu terra planagem, mas tudo isso misturado com muito desemprego e renda, é claro que a fome campeia. Em um domingo tomar um copo de sopa de 300ml fez a diferença para as crianças principalmente, sendo que algumas crianças e pessoas adultas trouxeram pequenas panelas ou depositos para compartilhar com familiares. A fome ainda é o maior mal do sistema capitalista. Enquanto os afortunados ficam roubando os aposentados e onde a PF ainda não os alcançou.
Os trabalhadores(as) roubados(as), com escala 6X1, sofrem na carne a luta fisica e emocional pela sobrevivencia. E o Teixeirão não pode ser diferente com a indiferença dos preconceitos da luta por moradia e tantas outras necessidades que o governo municipal ainda nem detectou e quem sabe se detectará se não vim à baila.
A recepção foi muito boa, chegamos às nove horas, conforme previsão e terminamos a distribuição da sopa às dez e trinta horas de um domingo ensolarado. O PRESIDEENTE da Associação de moradores é senhor José Carlos Lobato Jacaúna, mais conhecido como Jacúna. A equipe de distribuição da sopa e de organização foi composta por Maria da Fé Ramos Pontes, Rúbia Duarte, Moisés Amazonas, Joelma Messias Ribeiro, Helda de Lima Rodrigues, Angelo Ramos Pontes. Chegamos e saimos muito felizes nessa aproximação com a nossa gente. Propondo rodas de conversas para discutir assuntos pertinentes, oficinas, palestras sobre economia solidaria. Como a vida não pode parar, agora vamos sentar pra avaliar e prosseguir SEM MEDO DE SER FELIZES!
Tags:
Política



