A tradicional melancia de várzea da comunidade do Boto, margem direita do Rio Amazonas, abastece o Mercado Municipal Zezito Assayag com preços que variam de R$ 10,00 a R$ 20,00. Nesta quarta-feira, 19, um grupo de produtores transportou a terceira remessa em embarcação própria até o porto de Parintins e conta com o apoio logístico da Prefeitura de Parintins.
A melancia é cultivada com adubação orgânica, sem o uso de fertilizantes químicos e conta com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa). A gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves intensifica o atendimento do programa de escoamento da produção durante esse período auge da safra da várzea, para garantir o serviço a todos os produtores rurais.
Os agricultores da área conhecida como São João, Narleane e Alessandro, transportaram um grande carregamento dos frutos da variedade Estone para venda direta aos consumidores no Mercado Municipal Zezito Assayag, localizado na Rua Paraíba.
A Prefeitura de Parintins abriu as portas do espaço público para venda de melancia, entre outros produtos agrícolas. “Graças a Deus, é uma boa ajuda do prefeito Mateus Assayag e do secretário Tião, que nos incentiva bastante para chegarmos com essa melancia no Mercado Zezito Assayag. Oferecemos um produto de qualidade para a população. É um trabalho grandioso, do plantio até a colheita, e a gente 'carrega' para colocar no barco, na beira do Amazonas”, explica a produtora Narleane.
O secretário Tião Teixeira enfatiza o funcionamento do programa de escoamento. “É nesse momento que viabilizamos essa ajuda ao produtor para vender direto ao consumidor final e faturar melhor. Essa é a política que trabalhamos com o prefeito Mateus, visando a motivação e essa atenção especial ao produtor. Cresce a produção e o abastecimento de Parintins. O produtor interessado pode fazer contato com a secretaria para o agendamento do caminhão e do mercado”, informa.
Texto e foto: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM
Tags:
Produção Rural



