O governador Wilson Lima realizou, nesta segunda-feira (19/01), uma vistoria às obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), que já ultrapassaram 80% de execução. As novas estruturas estão sendo implantadas no complexo formado pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu e integram o plano de modernização da unidade, com foco na ampliação do atendimento, no acompanhamento pós-alta e na realização de procedimentos de curta permanência.
De acordo com o governador Wilson Lima, o novo espaço foi projetado para organizar o fluxo assistencial no Complexo Hospitalar Sul, separando pacientes que necessitam de atendimento hospitalar daqueles que demandam acompanhamento após a alta, garantindo mais conforto, agilidade e segurança no atendimento.
“Essa é uma unidade que nós vamos destinar aos pacientes pós-alta do 28 de Agosto e, também, do Hospital Dona Lindu. Essa é uma estrutura com quatro consultórios, com seis leitos, com uma sala para pequenos procedimentos, com um raio-X, e isso é importante porque o paciente não precisa mais retornar ao 28, por exemplo, já vem direto para essa unidade”, afirmou o governador Wilson Lima, acompanhado da secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
Com mais de 80% de execução, as obras da Policlínica e do Hospital-Dia têm previsão de entrega para o mês de março. Atualmente, os serviços estão concentrados na execução da rede de gases medicinais, finalização do sistema de ar-condicionado, instalação de forro e conclusão da pintura. Na próxima etapa, será iniciada a instalação dos equipamentos médicos e do mobiliário da unidade.
A unidade será o terceiro Hospital-Dia da rede estadual, que já conta com uma estrutura nessa modalidade no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e outra, inaugurada pelo governador Wilson Lima, em dezembro, no Hospital Francisca Mendes. O Hospital-Dia é uma unidade de internação para pacientes que precisam permanecer sob cuidados por período de curta permanência, de até 12 horas.
A Policlínica e o Hospital-Dia permitirão a realização de procedimentos de curta duração e acompanhamento especializado, ampliando a resolutividade da assistência e contribuindo para melhorar o giro de leitos no Complexo Hospitalar Sul. A proposta é atender tanto pacientes egressos do 28 de Agosto e do Dona Lindu quanto pessoas encaminhadas pela rede estadual.
“Para a troca de um cateter, por exemplo, o paciente não precisa ir ao 28 de Agosto ou ao Dona Lindu. Ele vem direto para essa unidade e, em meio dia, a gente resolve um procedimento como esse, sem a necessidade de o paciente estar concorrendo com outros pacientes mais graves”, destacou o governador.
A Policlínica e o Hospital-Dia irão oferecer atendimentos em sete especialidades médicas: ginecologia, mastologia, ortopedia, urologia, clínica geral, anestesiologia e cardiologia. Além das consultas, a unidade vai viabilizar a realização de procedimentos de curta permanência, com tempo de observação de até 12 horas.
A estrutura física contará com seis leitos de enfermaria, posto de prescrição, posto de enfermagem, sala de procedimentos invasivos, sala de raio-X, quatro consultórios multiprofissionais, recepção, banheiros e áreas de apoio, garantindo um ambiente adequado para o atendimento seguro e humanizado aos pacientes.
O acesso dos pacientes será pelo Sistema de Regulação, garantindo organização e previsibilidade no atendimento. O paciente se apresenta na data agendada e segue um fluxo estruturado, com consultas, realização de exames e retorno ao especialista para definição de conduta, sem necessidade de retornar às unidades de maior complexidade para procedimentos de baixa e média complexidade.
Modernização
O Complexo Hospitalar Sul vive o maior processo de modernização de sua história recente. A implantação da Policlínica e do Hospital-Dia faz parte de um conjunto de melhorias já implementadas no CHS pelo Governo do Amazonas. Entre os avanços, está a implantação do sistema Fast Track, que garante atendimento mais rápido aos pacientes de menor complexidade no pronto atendimento.
O governo também já entregou o 5º andar e inaugurou o 4º andar do HPS 28 de Agosto, com tecnologia à beira-leito, ampliando a capacidade de internação e modernizando o atendimento hospitalar. As intervenções incluíram a renovação completa das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, além da modernização dos ambientes assistenciais.
Outras melhorias contemplam a reorganização do acesso de ambulâncias e veículos, revitalização da fachada e das recepções, reforço da infraestrutura interna e a implantação da primeira ressonância magnética 24 horas da rede estadual de saúde, além da reforma do serviço de hemodiálise.
FOTO Diego Peres/Secom
Tags:
Infraestrutura



