A força criativa e a excelência técnica dos artistas de Parintins ganharam destaque nacional no quadro “Encontro no Carnaval”, exibido pela TV Globo dentro do programa Encontro com Patrícia Poeta. A reportagem, apresentada por Milton Cunha, ressaltou a contribuição direta do Festival de Parintins, especialmente do Boi Caprichoso, responsável por cerca de 80% da mão de obra artística parintinense que hoje atua nas alegorias do Carnaval brasileiro.
Durante o quadro, o público pôde acompanhar um resgate histórico da construção dos carros alegóricos nas escolas de samba, desde os modelos empurrados manualmente até as grandiosas estruturas motorizadas e cheias de movimentos que hoje encantam a Marquês de Sapucaí e o Sambódromo do Anhembi. Em meio a esse percurso, Parintins foi apontada como berço de inovações que transformaram o espetáculo carnavalesco.
Milton Cunha destacou que a chamada técnica da robótica, responsável por movimentos complexos, elevações, dobras e efeitos cênicos nas alegorias, não surgiu no Rio de Janeiro ou em São Paulo, mas sim no Festival de Parintins, no Amazonas. Uma contribuição que revolucionou a forma de contar histórias visuais nos desfiles das grandes escolas de samba.
O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, um dos responsáveis por fortalecer a ponte entre o Carnaval e o boi-bumbá, reforçou a importância da mão de obra parintinense nesse processo de transformação do Carnaval. Segundo ele, os artistas da ilha passaram a ser cada vez mais requisitados pelas escolas de samba justamente pela capacidade técnica e criativa desenvolvida no boi-bumbá.
“Nossa mão de obra de Parintins chega num momento em que entra dentro de uma estrutura com possibilidades tanto na robótica quanto nas técnicas de elevação, dobras e mergulhos. Isso tudo precisa ser rápido, tanto na concentração quanto na dispersão, e esse somatório fez com que nossos artistas se tornassem uma mão de obra muito necessária para o Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo”, destacou Rossy Amoedo.
Nesse cenário, os artistas do Boi Caprichoso se consolidam como referência nacional, levando a identidade cultural amazônica para os maiores palcos do Carnaval brasileiro.
Fotos: Alexandre Vieira, Michel Amazonas
Fotos da Águia Redentora (Reprodução TV Globo)
Assessoria de Comunicação Boi Caprichoso
Tags:
Cultura



