O Boi Caprichoso protagonizou, neste domingo, 1º, um espetáculo cultural especial para turistas americanos que visitaram Parintins a bordo do cruzeiro MS Insignia, marcando oficialmente a abertura da temporada de apresentações de 2026 voltadas ao público internacional.
A apresentação transformou a passagem dos visitantes pela cidade em uma verdadeira imersão na cultura amazônica. Ao som das toadas, com a força das coreografias e a grandiosidade das alegorias, o Caprichoso demonstrou a potência do boi-bumbá e a magnitude do Festival de Parintins a cerca de 684 passageiros, em sua maioria turistas dos Estados Unidos.
O MS Insignia, atualmente sob a bandeira das Ilhas Marshall, é operado pela companhia Oceania Cruises, sediada nos Estados Unidos. A embarcação integra o roteiro internacional de cruzeiros que percorrem a Amazônia, trazendo visitantes de diversas partes do mundo ao município.
Cerca de 150 pessoas integraram o elenco do espetáculo azul e branco, entre artistas, músicos, dançarinos e equipes técnicas. Em formato compacto, a apresentação explicou ao público estrangeiro a dinâmica do Festival de Parintins, destacando seus elementos simbólicos, a narrativa cultural e a valorização dos povos indígenas, que fazem do boi-bumbá um espetáculo único no mundo.
A agenda de apresentações do Caprichoso para turistas teve início em novembro de 2025 e segue até o final de março deste ano. Para o diretor artístico do bumbá, Edwan Oliveira, o show deste domingo simboliza a continuidade de um trabalho estratégico de divulgação cultural.
“Este é o primeiro espetáculo de 2026, dando sequência ao trabalho iniciado ainda na temporada de 2025. Até o final de março, teremos outras apresentações, sempre levando a magia do Festival de Parintins, com nossas indumentárias, elencos folclóricos e a valorização dos povos indígenas. É gratificante ver o encantamento dos turistas, porque se trata de um espetáculo único, que ajuda a divulgar o Caprichoso e Parintins para o mundo”, destacou.
O espetáculo contou com a participação do Corpo de Dança Caprichoso (CDC), da Troup Caprichoso, coreógrafos, Banda Canto Parintins, toadeiros, itens oficiais e substitutos, além das equipes das áreas artística, coreográfica, figurino, logística, administrativa e de comunicação, responsáveis por toda a execução da apresentação.
Fotos: Michel Amazonas
Assessoria de Comunicação – Boi Caprichoso
Tags:
Cultura



