Durante três dias, o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins, Jecinaldo Sateré, visitou aldeias situadas na região das comunidades-polo Santa Maria e Nova Esperança, no município de Maués, para ouvir as demandas das lideranças e, juntos, encontrar soluções para as necessidades emergenciais dos comunitários. A ação iniciou na sexta-feira (6) e encerrou no domingo (8).
A comitiva foi composta pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), Eudes Batista; pelo presidente do Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), Abias Pereira; pelo tuxaua geral do povo Sateré-Mawé, Ideir Batista; pela líder do movimento de juventude indígena, May Sateré; pelo assessor distrital da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), Andrey Thomassen; pelo antropólogo Jesiel dos Santos; pelo assessor do Condisi, Jefferson dos Santos; e pelo conselheiro suplente Agnaldo Guimarães.
As comunidades visitadas foram: Kuruatuba, São Bento, Divino Espírito, Terra Santa, Kuruari, Ilha de Pátimos, Santa Maria, Ilha Michiles e Nova Esperança.
Jecinaldo Sateré destaca que a iniciativa faz parte do projeto de implantação de uma gestão participativa no DSEI Parintins. “Foi uma visita muito produtiva, porque realizamos um trabalho de escuta. O que diferencia é que são aldeias isoladas, distantes da sede municipal e das comunidades-polo, localizadas nas cabeceiras. Realmente deu para perceber que melhorias precisam acontecer. Algumas decisões já tomamos junto às lideranças, como o presidente do Conselho Geral da Tribo Sateré-Mawé (CGTSM), Abias Pereira, o tuxaua geral do povo Sateré-Mawé, Ideir Batista, e demais lideranças indígenas. Outras questões vamos encaminhar para que possamos dar uma resposta posteriormente”, disse.
O tuxaua Josibias Alencar, da Ilha Michiles, destacou a atitude do coordenador do DSEI Parintins de conhecer pessoalmente a realidade das aldeias de difícil acesso. “Isso representa um grande momento para nós. É o início de uma nova jornada para que possamos, juntos, atender às necessidades das nossas comunidades mais distantes do território Sateré-Mawé, assim como dos nossos parentes Hixkaryana”.
No próximo fim de semana serão visitas o polo base Nova Aldeia e Vila Nova II, situadas no município de Maués.
Tags:
Saúde



