Prosai Parintins: Obras do novo sistema de abastecimento de água entram em fase final de execução


As obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), do Governo do Amazonas, avançam em ritmo acelerado e entram na fase final para garantir a modernização do sistema de abastecimento de água na cidade. As intervenções abrangem nova rede de distribuição, perfuração de poços profundos e construção dos Centros de Reservação e Distribuição (CRDs).

Executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o Prosai Parintins inclui obras de saneamento básico, habitação e urbanização, com construção de novos parques, praças e um novo mercado para fortalecer serviços públicos essenciais.

Na parte de abastecimento de água, o investimento é de R$ 53,7 milhões para universalizar o serviço na área urbana. O programa prevê 44 quilômetros de redes de distribuição, perfuração de dez poços profundos e construção de quatro CRDs.

Até o momento, já foram instalados 28 quilômetros de tubulação, o que representa cerca de 65% de execução do serviço, e perfurados nove poços. Essa nova estrutura já está levando água de qualidade para a população desde junho do ano passado e, quando finalizada, irá ampliar o atendimento em áreas que antes não contavam com abastecimento regular.

Os quatro CRDs apresentam, juntos, cerca de 65% de execução. O CRD 2 é o mais avançado, com aproximadamente 90% das obras concluídas. Em seguida estão o CRD 4, com 60%, o CRD 3, com 50%, e o CRD 1, com 40% de execução. Essas estruturas, somadas à rede de abastecimento, compõem o novo sistema de distribuição de água do município.

Localizado no bairro Vitória Régia, o CRD 2 concentra a maior parte das obras e tem previsão de entrega para março deste ano. O complexo tem cinco poços perfurados, um reservatório elevado, com capacidade para 400 mil litros de água, e dois reservatórios apoiados, com capacidade de 375 mil litros cada. Também está em fase final a construção do laboratório para análise da água.

De acordo com o coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, as demais estruturas que compõem o complexo também registram avanços significativos. “O laboratório e o galpão de armazenamento apresentam cerca de 90% de execução, enquanto a guarita alcançou 75% de conclusão. O galpão de manutenção e operação encontra-se em fase de acabamento externo e de implantação do sistema hidrossanitário”, destacou.

Segundo Normando, está prevista para o início do mês de fevereiro a perfuração do sexto poço no CRD 2, que ampliará a capacidade de captação de água do complexo. “Com a conclusão dessa etapa, o centro passará a contar com seis novos poços, assegurando o abastecimento dos reservatórios. Além disso, seguem em execução os serviços de acabamento do muro de fechamento, bem como a instalação de bombas e equipamentos necessários para o início da operação do sistema, programado para o final de março de 2026”, disse.

Por meio do Prosai, também será feita a substituição das antigas redes de ferro da cidade. Essas estruturas antigas e que já apresentam problemas de corrosão serão substituídas por tubulações novas, garantindo mais segurança, melhoria da qualidade da água e mais saúde para a população.

FOTOS: João Carlos Moraes e Tiago Corrêa/UGPE

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS