Comissão da Mulher, Família e Idoso divulga programação voltada às mulheres no mês de março


A programação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para celebrar o Dia Internacional da Mulher, terá inúmeras atividades dedicadas às mulheres. Idealizado pela Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), o evento tem apoio do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV).

No dia 8 de março, abrindo a semana de comemoração, acontece Sessão Especial, às 11h45, no Plenário Ruy Araujo. Na sessão de autoria dos deputados Roberto Cidade (PV), Therezinha Ruiz (PSDB, Sinesio Campos (PT) e Joana Darc (PL), serão homenageadas mulheres que se destacam em vários segmentos da sociedade.

Também está programada a iluminação temática do prédio principal da Aleam, na cor lilás; além de realização de exposição fotográfica; concerto musical e lançamento de livros voltados à temática.

A deputada Therezinha Ruiz enfatizou a importância da data, como marco histórico e fator de fortalecimento da liberdade feminina, inclusive na política.

“Comemoramos o dia da mulher como um marco histórico na sociedade. O objetivo de todas estas atividades é ajudar as mulheres a levantarem a voz e criar coragem para denunciar a violência doméstica, empreender novos rumos e valorizar cada uma delas. São ações relevantes para chamar a atenção de toda nossa sociedade para que nossa luta pela liberdade feminina continue e que também aumente a quantidade de mulheres na política”, explicou.

Homenagens

A exposição será composta por imagens feitas pelos fotógrafos da Casa Legislativa, com personagens escolhidas pelos parlamentares e terá como tema ‘Mulheres que inspiram’. “São mulheres, à primeira vista, comuns, convidadas pelos deputados para serem fotografadas. São mulheres que têm uma trajetória que servem de inspiração. O presidente Roberto Cidade, por exemplo, escolheu um perfil de mulheres trabalhadoras, que inspiram outras pela luta diária”, explicou o assessor da Comissão da Mulher, o cerimonialista Lucius Gonçalves, responsável pela programação.

O Concerto de vozes, “Mulheres InCantam” com as cantoras Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Lucinha Cabral e Fátima Silva também faz parte das atividades culturais da programação.

 

Violência

E como a data não é apenas de comemoração, mas também de reflexão, a questão da violência será abordada. Será lançado o livro “O Outro Lado – A Face da Violência Conjugal Contra a Mulher na Cidade de Manaus”, escrito por Aline dos Santos Pedraça. “O livro nasceu do estudo que baseou a minha tese de Mestrado sobre a necessidade de tentar compreender a relação de poder no contexto das relações conjugais. A proposta é tentar entender o porquê as mulheres não saberem tipificar as violências vivenciadas. Uma curiosidade interessante é que, ao contrário do que se possa imaginar, as mulheres de classe média e alta também sofrem violência e não sabem identificar as ações como violência e, por isso, a naturalizam. Não é só a questão financeira que propicia o ciclo, pois mulheres que ganhem oito, dez salários mínimos também sofrem violência”, exemplificou.

A programação também conta com o ato contra o Feminicídio “Manifesto em Memória das Vítimas de Feminicídio”, que acontecerá na Praça do Povo, na área externa da Casa Legislativa.

Programação

Dia 8 – Sessão Especial Dia Internacional da Mulher, às 11h45, no Plenário Ruy Araujo;

Dia 15 – Manifesto em Memória das Vítimas de Feminicídio, às 16h, na Praça do Povo;

Dia 15 – Iluminação Lilás da Fachada da Aleam, às 18h, na Praça do Povo;

Dia 21 – Inauguração da Exposição Fotográfica “Mulheres que Inspiram”, às 10h, no Hall de Entrada da Aleam;

Dia 22 – Concerto de Vozes “Mulheres In Cantam”, às 11h, no Hall de entrada da Aleam;

Dia 23 – Lançamento do Livro “Mulheres que decidem Empreender”, às 10h,no Hall de Entrada da Aleam;

Dia 31 – Lançamento do Livro “O Outro Lado – A Face da Violência Conjugal Contra a Mulher na Cidade de Manaus” , às 10h, no Hall de entrada Aleam;

Dia 31 – Mensagem da Presidente da Comissão da Mulher e Encerramento da Exposição de Fotografias, às 11h,no Hall de entrada da Aleam.

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS