MEI sem declarar imposto de renda titular terá CPF bloqueado, alerta Joselito Pimentel, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Parintins

Texto e foto: Marcondes Maciel DRT-AM 871

Os trabalhadores autônomos que abriram inscrição de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para Microempreendedor Individual (MEI) e deixaram de declarar imposto de renda há mais de três anos correm o sério risco de terem seus CPFs bloqueados. 

Isso acontece geralmente para quem solicitou o MEI, porém, por algum motivo nunca sequer movimentou a microempresa com prestação de serviço ou nunca realizaram declaração de imposto de renda anual. 

De acordo com o Agente de Desenvolvimento (AD) da Sala Municipal do Empreendedor de Parintins, órgão da Prefeitura, Joselito Pimentel, o MEI é a melhor política pública criada para o empreendedorismo. 

Contudo, explica Joselito, é necessário que o microempresário fique por dentro das informações. 

“O MEI, apesar de ser isento de uma série de tributos federais, estaduais e municipais, ele tem algumas obrigatoriedades como a contribuição do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS Nacional) e essa contribuição é feita mensal”, ressalta.

Pimentel alerta que uma vez aberta a microempresa individual o sistema vai realizar as cobranças legais de tributos, já que o cadastro da CNPJ não fecha sozinho. 

“Então, pessoas que abriram MEI há um tempo e não contribuíram nada, o MEI não fecha sozinho, você precisa dar baixa dele. Mas para isso é preciso também regularizar o que ficou pendente. Temos várias formas de fazer o parcelamento das dívidas passadas, várias formas de regularizar, mas é preciso que o microempresário ou microempresária nos procure no PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), no centro da cidade”, alerta Joselito. 

Joselito esclarece ainda que no primeiro momento a Receita Federal torna a empresa inapta, a partir do momento em que ela fica há três anos sem declarar o importo de renda, sendo que essas contribuições após cinco anos, ela bloqueia o CPF do titular da microempresa. 

“A pessoa, muitas vezes, recebe uma notificação da Secretaria Nacional do Tesouro que vai dar um prazo para regularizar isso junto aos órgãos competentes e a Sala do Empreendedor está aqui a disposição para atender nossos microempresários, sem custo nenhum. Nós fazemos parte de uma política pública do município de Parintins e estamos aqui para dar esse suporte, sem custo nenhum”, pontuou Pimentel.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

DRA. CRISTIANE BRELAZ


PORTAL PANORAMA PARINTINS