O Programa de Saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) iniciou uma nova etapa de campo para atualizar a certificação de cerca de 200 imóveis do perímetro de obras,
que ficaram pendentes em fases anteriores, porque encontravam-se fechados ou por falta de documentação. Nesta semana, a equipe do Plantão Social da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas esteve na área, para essa atualização.
O programa é coordenado pela UGPE, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A área do Prosai Parintins impacta em 832 imóveis. Destes, apenas parte será desapropriada – as que estiverem identificadas com selo verde e a sigla PIN. Os demais imóveis, marcados com códigos numéricos na fase de estudos, permanecerão nos locais e receberão melhorias hidrossanitárias.
O projeto abrange uma área de 119 mil metros quadrados e contempla os bairros da Francesa, Palmares, Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Castanheira e Centro, no entorno da Lagoa da Francesa, onde o objetivo é solucionar problemas ambientais, urbanísticos e sociais.
O coordenador local do Prosai Parintins, Leonardo Normando, destacou a importância da certificação. “A certificação é necessária para confirmar os dados dos cadastros. Em um primeiro momento, alguns imóveis não foram certificados, porque estavam fechados ou os moradores não estavam presentes. É essencial que o responsável, proprietário ou inquilino, esteja disponível para o atendimento”, reforçou.
Segundo ele, a expectativa é que todas as pendências sejam resolvidas até a primeira semana de agosto. “Aproximadamente 200 certificações ainda precisam ser concluídas, e a equipe está trabalhando intensamente para finalizar essa etapa. Esse processo é fundamental para garantir o acesso direto aos benefícios do programa, como soluções de moradia e reassentamento”, afirmou.
A gerente social de reassentamento do Prosai Parintins, Socorro Alves, explicou a estratégia da ação. “Estamos revisitando os imóveis que ainda não foram certificados. A atuação está concentrada nas frentes A e B para resolver todas as pendências”, pontuou.
A Frente A abrange as ruas Eurípedes Prado e Edilce Baranda, no bairro Santa Clara. A Frente B inclui as ruas Joaquim Prestes Azevedo, Pena Ribeiro, Quinta da Boa Vista, Desembargador João Corrêa e o final da Avenida Amazonas.
As demais frentes e seus cronogramas serão divulgados nas próximas semanas, com atualizações contínuas às famílias. Quando os moradores não são encontrados, a equipe deixa um informativo com número de WhatsApp para que o atendimento possa ser reagendado.
Tags:
Prosai Parintins