![]() |
| Texto: Marcondes Maciel DRT-AM 871 - Foto: Melk Guerreiro |
A queima das palhinhas retiradas do presépio marca o encerramento das comemorações do Natal e das apresentações dos cordões de Pastorinhas em Parintins, que com dança e cânticos revivem o nascimento do menino Jesus Cristo.
Na noite deste domingo, 8 de janeiro, a tradição mais uma vez se cumpriu no barracão da Pastorinha Filhas de Maria do bairro São Francisco de Assis em Parintins.
A Queima das Palhinhas é uma tradição cultural realizada há mais de 150 anos e o ‘reisado’ remonta a visita dos três Reis Magos à manjedoura do menino Jesus.
A festividade é marcada pela retirada das palhas que enfeitam a manjedoura, ato que dá início ao desmonte do presépio. Em seguida, as palhinhas são lançadas ao fogo, quando são renovados os pedidos de paz e esperança para o ano que se inicia.
No ato que antecede a queima, apresentação do cordão e cânticos entoados pelas brincantes.
A celebração da queima das palhinhas foi aberta ao público na rua Uaicurapá, no bairro São Francisco.
O bispo de Parintins, Dom Giuliano Frigeni, participou do rito e destacou a tradição que veio de Portugal e se firmou como uma das manifestações culturais de Parintins, e da Igreja Católica.
A presidente da Associação Cultural das Pastorinhas de Parintins, Mara Siderval, ressaltou o sucesso do evento com um grande público.
Tags:
Pastorinhas de Parintins





