![]() |
Texto e foto: Marcondes Maciel DRT-AM 871 |
O ex-vereador de Barreirinha, Mecias Pereira Batista Júnior, 33 anos, é o primeiro indígena a assumir a coordenação regional no Baixo Amazonas do Distrito Sanitário Especial Indígena, com sede em Parintins, (Dsei-Parintins). A solenidade de posse foi realizada na área externa do órgão no município, na manhã desta segunda-feira, 17 de abril. Compareceram servidores da saúde indígena, lideranças das etnias Sateré Mawé e Hexkaryana, além de convidados.
A nomeação de Mecias Jr para o cargo foi o resultado de uma ampla articulação política, tendo como base de apoio os partidos como PT, PCdoB, PSD e MDB.
Ao assumir um dos principais órgãos que compõem a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, Mecias destaca que será uma missão difícil que terá pela frente e para isso vai contar com o apoio institucional dos órgãos governamentais, mas principalmente do apoio das principais lideranças políticas do Estado do Amazonas.
“Foram importantíssimos para que se confirmasse essa nossa nomeação e para que tivéssemos a confirmação de que seria um indígena de verdade”, disse reafirmando que são importantes parceirias com os agentes políticos:
“Com todos que puderem dar essa contribuição para que a gente possa fazer um trabalho de acordo com o que está na lei, nos regulamentos da saúde indígena”, afirmou.
O novo coordenador do Dsei ressaltou por vários momentos a importância de manter estreita ligação com o meio político-partidário.
“Porque eles abrem as portas. Independentemente de ser um órgão do Governo Federal, a gente precisa de ajuda. Há muitos bloqueios que precisam ser superados e eles vão fazer essa diferença para trazer os benefícios”, frisou.
Em coletiva de imprensa, Mecias ao ser questionado sobre um movimento de algumas lideranças indígenas que se colocaram contra sua nomeação para o Dsei, disse:
“Foi uma carta assinada por três pessoas, mas que se for olhar, tem pouca representatividade. Então, a gente acabou tendo o apoio de vários municípios, várias lideranças, várias entidades, associações, e aí se fortaleceu o nome, porque se fosse ao contrário eu não estaria aqui”, pontuou.
Gestão
Para ter êxito em sua gestão, Mecias conclamou também os servidores, as lideranças indígenas e os coordenadores de entidades parceiras.
“Todos nós, unidos, vamos fazer a diferença. A saúde indígena é um desafio, e tenham certeza que eu tenho esse compromisso e estou preparado para exercer essa função da melhor forma possível”, assegurou. Ele citou por vários momentos o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros e ministras que têm comprometimento com as causas dos povos indígenas.
Messias disse que esse primeiro momento vai conhecer as demandas para encaminhar para as instâncias superiores.
“É um desafio. A saúde indígena no Brasil foi sucateada, vamos dizer assim, e agora com nosso presidente Lula vamos reforçar e resgatar a saúde indígena que tanto precisa. Os nossos usuários estão sofrendo há bastante tempo, e eu creio que a gente vai fazer um ótimo trabalho”, assegurou.
Mecias Pereira Batista Júnior tem o curso de direito incompleto, foi candidato a deputado estadual, secretário de finanças, de assistência social e vereador de Barreirinha. Ele é filho do ex vereador e ex-prefeito de Barreirinha, Macias Sateré.
Tags:
Política